terça-feira, abril 23, 2024
InícioDestaqueVídeo flagra queda de meteoro no Planalto Norte Catarinense; veja

Vídeo flagra queda de meteoro no Planalto Norte Catarinense; veja

- Advertisement -

A imagem foi capturada esta semana em Monte Castelo. Confira!

Na noite desta quinta-feira (21), por volta das 19h26, a passagem de um meteoro, foi flagrada por uma câmera  em Monte Castelo, no Norte catarinense. Na imagem, é possível ver a queda do corpo celeste, juntamente com a característica luminosidade (veja abaixo).

O registro foi feito pelo astrônomo amador Jocimar Justino, que explicou que este meteoro é o do tipo mais comum. “Não chegou a ser tão brilhante a ponto de ser classificado como um fireball (veja mais informações abaixo). Acabou se destacando por ter ocorrido aqui perto da estação. Foi quase acima”, disse.

“O meteoro passou sobre os territórios dos municípios de Itaiópolis, Santa Terezinha, Monte Castelo e Santa Cecília. O evento pôde ser visto por cerca de 3 segundos e a velocidade observada foi estimada em mais de 60 mil quilômetros por hora”, afirmou Justino.

Conforme o astrônomo, o corpo celeste se desmanchou antes de tocar o solo.

Justino explicou que “A questão de ele se desintegrar depende de vários fatores, entre eles o tamanho do detrito espacial. Se for uma rocha grande, existe a chance de que a mesma não seja totalmente consumida durante a entrada na atmosfera, e aí sim, pode chegar algum fragmento em solo. O que chega em solo passa a ser chamado de meteorito, nesse caso”.

A seguir, confira o vídeo:

 

O que são meteoros?

O astrônomo explicou que o meteoro é o fenômeno luminoso. “Muitas pessoas confundem. O meteoro pode ser causado pela entrada de qualquer objeto sólido na atmosfera terrestre. Geralmente são causados por meteoroides, que são rochas de até um metro. Se passar de um metro, passam a ser chamados de asteroides. Já os meteoritos são as rochas que eventualmente sobrevivem ao calor gerado na entrada atmosférica e acabam chegando ao solo”, disse.

Os meteoros conhecidos como “bola de fogo” são aqueles mais brilhantes do que o planeta Vênus a uma distância de 100 quilômetros. Também são chamados de bólidos ou fireball, em inglês.

Fonte: G1 SC

Últimas Notícias