terça-feira, junho 18, 2024
InícioBlog Além do CâncerRiomafrense de 22 anos relata descoberta e convivência com câncer de mama...

Riomafrense de 22 anos relata descoberta e convivência com câncer de mama em série de textos

- Advertisement -

Acompanhe o projeto “Além do Câncer”, idealizado por Barbara Popadiuk, através da Tribuna da Fronteira

Um dia depois da sua colação de grau, realizada digitalmente devido à pandemia do novo coronavírus, a riomafrense Barbara Popadiuk recebeu o diagnóstico de câncer de mama. Pouco tempo depois a jovem de 22 anos, recém-formada em Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e mestranda em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), decidiu usar o seu conhecimento em comunicação e sobre a doença para relatar o combate à nova condição.

Foi assim que nasceu o projeto “Além do Câncer”, no qual Barbara conta histórias, reflexões e desabafos relacionados à doença que representa um a cada quatro tipo dos cânceres que afetam as mulheres brasileiras, de acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca). “Descobri o diagnóstico de câncer de mama no final de julho deste ano, por meio de consultas de rotina e de uma desconfiança que eu mesmo tive pelo autoexame”, conta ela.

Questionada sobre o porquê iniciou o projeto e qual é o seu objetivo com ele, a jovem jornalista é enfática: “Foi algo muito natural, logo depois do diagnóstico eu achei oportuno fazer algo a partir disso. Tanto pra mim, que se tornasse uma memória/diário do meu dia a dia, como para os outros, que podem se beneficiar desses relatos de realidade de como é viver com um câncer e todos os passos que percorremos durante o tratamento”.

“Apesar de cada doença ser única, pra mim foi muito importante acompanhar outras mulheres que estavam passando ou passaram pelo mesmo que eu, é reconfortante. Nada mais justo que eu usar meu conhecimento tanto na área da comunicação, como com a doença, pra fazer isso por outras mulheres”, opina Barbara.

Parceria com a Tribuna da Fronteira

Além das plataformas Medium e do perfil criado no Instagram para o projeto, o “Além do Câncer” também será publicado continuamente no portal da Tribuna da Fronteira, que reconhece a troca de experiências e conhecimento como um importante fator na vitória contra o câncer de mama. Para acompanhar a publicação dos textos, siga a TF no Facebook.

Conheça Barbara Popadiuk

Barbara Maria Popadiuk possui 22 anos, é rio-negrense, mas cresceu no bairro Vila Nova, em Mafra. Após cursar Jornalismo na UEPG a jovem voltou a morar em Mafra e atualmente é mestranda em Jornalismo pela UFSC.

Por Millena Sartori/Tribuna da Fronteira

Confira o primeiro relato do projeto Além do Câncer: “Como eu descobri um câncer aos 21 anos”

Últimas Notícias