terça-feira, junho 18, 2024
InícioPolíciaQueima de fumo sai do controle e estufa é incendiada na região

Queima de fumo sai do controle e estufa é incendiada na região

- Advertisement -

Caso aconteceu na noite de domingo (19)

Por volta das 22h55 deste domingo (19), as guarnições (Auto Bomba Tanque Resgate),      (Auto Tanque) e (Auto Socorro de Urgência) foram acionadas via COBOM (Centro de Operações Bombeiro Militar), para atendimento de um incêndio em uma estufa de fumo, na Rua Francisco Bueno Siqueira, no Bairro Alto do Frigorífico, no município de Canoinhas.

O filho do proprietário relatou que havia abastecido o forno com lenha há cerca de 10 minutos, e em seguida visualizou de sua residência que havia grande quantidade de fogo saindo do flap do forno, e da parte superior da estufa (telhado), constatando que no interior da edificação já estava tomado pelas chamas. De imediato efetuou contato com o número 193 solicitando apoio. Na sequência tentou efetuar o combate às chamas com o uso de mangueira de jardim, com ajuda de familiares e vizinhos, porém sem sucesso.

No momento em que a guarnição chegou no local, o incêndio já se encontrava na fase de desenvolvimento completo em uma das estufas de fumo (com 56 m2), 800 kg de tabaco em processo de secagem (perda total). Foi priorizada a prevenção de outras duas estufas de 66m2 e 75m2 que também se encontravam em processo de secagem de folha, de um barracão para armazenagem de tabaco seco (108m2), e de uma residência unifamiliar próximo a área.

Após proteger essas áreas, foi feito o rescaldo e resfriamento da estrutura. Para o combate e rescaldo foram utilizados aproximadamente 5.800 litros de água, num tempo total de aproximadamente 1h45.

Não foram comprometidas estufas de secagem de tabaco de aproximadamente 66m2 e 75m2 com mais de 1500 kg de tabaco em fase de secagem, barracão de armazenagem 108m² , residência unifamiliar, trator e implementos agrícolas. Não houve vítimas, apenas danos materiais.

Da Redação com informações do Corpo de Bombeiros Militar de Canoinhas

Últimas Notícias