Ao todo 2.921 pessoas faltaram a consultas agendadas ou procedimentos na Atenção Básica nas 13 ESFs do município
Imprevistos acontecem, mas há tempos que o número de faltas em consultas médicas e procedimentos nas ESFs que fazem parte da Rede de Atenção Básica de Mafra segue elevado.
Somente nos últimos três meses – setembro, outubro e novembro – 2.921 pessoas não comparecem no dia marcado e nem comunicaram às unidades onde receberiam o atendimento – para que outro usuário pudesse ser chamado em seu lugar.
Dessa forma, do total agendado, mais de 2 mil procedimentos foram desperdiçados pelos usuários do sistema público de saúde.
Das 13 ESFs do município, as que mais registraram faltas no período foram: CAIC com 984 em agosto e 932 em setembro e Espigão do Bugre, com 193 em outubro. Nesses três meses, entre atendimentos em geral e procedimentos, foram feitos 505.305 contabilizando todas as ESFs do município.
De acordo com a coordenação do Departamento de Atenção Básica, o problema é recorrente. “As equipes das unidades de saúde compostas por médicos, dentistas enfermeiros, técnicos e demais profissionais estão no aguardo do paciente, que muitas vezes, deixa de comparecer à consulta e não avisa. Precisamos que a população também colabore e compareça às consultas agendadas. O consultório vazio quase sempre é resultado da falta de paciente às consultas agendadas”, enfatizou o secretário de Saúde, Plínio Saldanha.
O que acontece quando o paciente falta e não avisa
Segundo Plínio, a ausência resulta em inatividade e, posteriormente, de maneira habitual, o indivíduo ausente busca a unidade de saúde alguns dias após sua falta, buscando encaixe, o que sobrecarrega o sistema.
Isso gera ônus para o sistema público, já que são necessárias duas consultas para um único paciente, além de atrasar o atendimento a outros usuários. “É crucial destacar que, apesar das orientações dos funcionários sobre a importância de comunicar a ausência, os pacientes frequentemente não fazem isso. Se houvesse notificação de desistência, seria possível tentar encaixar outro paciente que precisa da vaga”, disse.
Ainda de acordo com o secretário, essa é uma situação em que todos saem prejudicados. “As equipes de saúde fazem um trabalho eficiente de orientação e conscientização entre a população. No entanto, nem sempre esses esforços têm o efeito desejado, uma vez que pacientes que faltam às consultas continuam necessitando de atendimento médico”.
Usuário: se não puder comparecer, avise!
A Secretaria de Saúde de Mafra lembra sobre a importância do comprometimento com suas consultas agendadas. O tempo reservado para sua visita é valioso não apenas para você, mas também para nossa equipe médica dedicada.
Se, por algum motivo, você não puder comparecer a sua consulta, pedimos que nos avise com antecedência. Isso nos permitirá otimizar nosso cronograma e oferecer a oportunidade para outros pacientes que possam precisar de atendimento.
A sua cooperação é fundamental para mantermos uma prestação de serviços eficiente e de qualidade. Caso haja algum imprevisto ou necessidade de reagendamento, por favor, entre em contato com a sua ESF o mais breve possível.
TELEFONES DAS ESFS DE MAFRA
- ESF CENTRAL I E II – 99153-2991
- ESF ESPIGÃO DO BUGRE I e II- 99189-9462
- ESF FAXINAL- 99189-0850
- ESF SALTINHO DO CANIVETE- 99185-387
- ESF SÃO LOURENÇO- 99185-3391
- ESF VISTA ALEGRE- 99258-3251
- ESF AUGUSTA VITÓRIA/AVENCAL DO SALTINHO- 99157-6369
- ESF BELA VISTA DO SUL- 99617-4786
- ESF CAIC I e II- 99182-6051
- ESF JARDIM AMÉRICA – 99195-0507
- ESF RESTINGA I e II- 99252-1482
- ESF VILA NOVA I e II- 99127-0140
- ESF BUTIÁ- 99166-1242