quarta-feira, fevereiro 21, 2024
InícioDestaqueQuase 3 mil faltas de usuários foram registradas pelo SUS de Mafra...

Quase 3 mil faltas de usuários foram registradas pelo SUS de Mafra somente nos últimos três meses

- Advertisement -

Ao todo 2.921 pessoas faltaram a consultas agendadas ou procedimentos na Atenção Básica nas 13 ESFs do município

Imprevistos acontecem, mas há tempos que o número de faltas em consultas médicas e procedimentos nas ESFs que fazem parte da Rede de Atenção Básica de Mafra segue elevado.

Somente nos últimos três meses – setembro, outubro e novembro – 2.921 pessoas não comparecem no dia marcado e nem comunicaram às unidades onde receberiam o atendimento – para que outro usuário pudesse ser chamado em seu lugar.

Dessa forma, do total agendado, mais de 2 mil procedimentos foram desperdiçados pelos usuários do sistema público de saúde.

Das 13 ESFs do município, as que mais registraram faltas no período foram: CAIC com 984 em agosto e 932 em setembro e Espigão do Bugre, com 193 em outubro. Nesses três meses, entre atendimentos em geral e procedimentos, foram feitos 505.305 contabilizando todas as ESFs do município.

De acordo com a coordenação do Departamento de Atenção Básica, o problema é recorrente. “As equipes das unidades de saúde compostas por médicos, dentistas enfermeiros, técnicos e demais profissionais estão no aguardo do paciente, que muitas vezes, deixa de comparecer à consulta e não avisa. Precisamos que a população também colabore e compareça às consultas agendadas. O consultório vazio quase sempre é resultado da falta de paciente às consultas agendadas”, enfatizou o secretário de Saúde, Plínio Saldanha.

O que acontece quando o paciente falta e não avisa

Segundo Plínio, a ausência resulta em inatividade e, posteriormente, de maneira habitual, o indivíduo ausente busca a unidade de saúde alguns dias após sua falta, buscando encaixe, o que sobrecarrega o sistema.

Isso gera ônus para o sistema público, já que são necessárias duas consultas para um único paciente, além de atrasar o atendimento a outros usuários. “É crucial destacar que, apesar das orientações dos funcionários sobre a importância de comunicar a ausência, os pacientes frequentemente não fazem isso. Se houvesse notificação de desistência, seria possível tentar encaixar outro paciente que precisa da vaga”, disse.

Ainda de acordo com o secretário, essa é uma situação em que todos saem prejudicados. “As equipes de saúde fazem um trabalho eficiente de orientação e conscientização entre a população. No entanto, nem sempre esses esforços têm o efeito desejado, uma vez que pacientes que faltam às consultas continuam necessitando de atendimento médico”.

Usuário: se não puder comparecer, avise!

A Secretaria de Saúde de Mafra lembra sobre a importância do comprometimento com suas consultas agendadas. O tempo reservado para sua visita é valioso não apenas para você, mas também para nossa equipe médica dedicada.

Se, por algum motivo, você não puder comparecer a sua consulta, pedimos que nos avise com antecedência. Isso nos permitirá otimizar nosso cronograma e oferecer a oportunidade para outros pacientes que possam precisar de atendimento.

A sua cooperação é fundamental para mantermos uma prestação de serviços eficiente e de qualidade. Caso haja algum imprevisto ou necessidade de reagendamento, por favor, entre em contato com a sua ESF o mais breve possível.

TELEFONES DAS ESFS DE MAFRA

  • ESF CENTRAL I E II – 99153-2991
  • ESF ESPIGÃO DO BUGRE I e II- 99189-9462
  • ESF FAXINAL- 99189-0850
  • ESF SALTINHO DO CANIVETE- 99185-387
  • ESF SÃO LOURENÇO- 99185-3391
  • ESF VISTA ALEGRE- 99258-3251
  • ESF AUGUSTA VITÓRIA/AVENCAL DO SALTINHO- 99157-6369
  • ESF BELA VISTA DO SUL- 99617-4786
  • ESF CAIC I e II- 99182-6051
  • ESF JARDIM AMÉRICA – 99195-0507
  • ESF RESTINGA I e II- 99252-1482
  • ESF VILA NOVA I e II- 99127-0140
  • ESF BUTIÁ- 99166-1242

Últimas Notícias