Temas como o não-preconceito, em suas diversas áreas, têm sido trabalhados com as crianças do município
Levar o aluno a valorização do ser humano, ajudando-o na reflexão, quanto as semelhanças, diferenças étnicas e sociais, além das relações familiares e particularidades de cada um, é o objetivo do projeto “Eu, você, todos nós…”, que a professora Kátia Martins Albino Ruthes está desenvolvendo com alunos do Maternal II, na escola municipal C.E.I.M Ana Rank.
Para trabalhar o tema a professora utilizou um curta metragem de animação, adaptado da obra homônima de Ana Maria Machado, denominada “Menina Bonita do Laço de Fita”, que aborda o aspecto racial e o não-preconceito, através da convivência harmoniosa de indivíduos de raças e cores diferentes. Conta a história de um coelho que, apaixonado pela cor negra de sua vizinha, faz tudo para ficar igual ela. Depois de várias tentativas frustradas, acaba encontrando a felicidade ao se casar com uma coelha preta e ao ter filhos brancos, pretos e malhados. Na mesma atividade, “Eu, você, todos nós…” também abordou o tema da Páscoa, uma vez que o admirador da “Menina Bonita do Laço de Fita” é um coelho.
Para encerrar o tema as profissionais do C.E.I.M Ana Rank irão apresentar um teatro na semana da Páscoa, dramatizando a história, para todos os alunos da unidade escolar.
Viver em sociedade
Conforme explicações da Professora Kátia, nesta fase em que as crianças se encontram – de 3 a 4 anos, é essencial que tenham convívio social além do núcleo familiar. “É um momento importante para que o indivíduo aprenda a se relacionar e viver em sociedade, desenvolvendo habilidades fundamentais à formação humana, além das capacidades cognitivas e motoras”, afirmou. Sobre o tema trabalhado explicou que “toda vez que alguma questão sobre diferenças e semelhanças for levantada em sala, o projeto e a história serão retomados, a fim de reafirmar a importância do respeito mútuo na convivência social e familiar”.
Para a professora, o tema envolve ainda a identidade da criança, incentivando-a a ter amor próprio desde pequena. “Estou plantando uma sementinha nos corações de cada um e tenho certeza que teremos muitos frutos, formando pessoas de bem, cidadãos conscientes e, consequentemente, uma sociedade melhor”, declarou.
A Secretária Municipal de Educação, Jamine Emmanuelle Henning informou que, a cada início de ano, a Secretaria repassa às escolas os temas norteadores para o ano letivo, com sugestões de trabalho. A história da “Menina Bonita do Laço de Fita” está entre estas sugestões, sendo que cada professor decide como quer explorá-la.
“Este Projeto Merece Aplausos”
A partir deste ano iniciamos, a publicação de uma série de matérias sobre projetos positivos desenvolvidos pelas escolas da rede municipal de ensino, denominado “Este Projeto Merece Aplausos”. Mais informações no link Criatividade na Educação na página da Educação, Espaço Escola.
Por Assessoria de Comunicação