Onírio Jorge Medeiros Júnior lança “O monge e o samurai – A filosofia através da sabedoria zen”
O mafrense Onírio Jorge Medeiros Júnior, que já é autor de cinco livros, lança agora “O monge e o samurai – A filosofia através da sabedoria zen”, obra baseado na filosofia Zen, a escola budista do Japão.
“As histórias contadas neste livro refletem temas da vida cotidiana que passam despercebidos aos olhos acelerados dos que vivem o mundo moderno. Temas como a busca pela paz interior, o reconhecimento dos próprios erros, a noção de empatia e a jornada de autoconhecimento são reflexões presentes nas linhas das 100 histórias deste livro”, conta ele.
O entusiasta da cultura japonesa, formado em História e com especialização na cultura japonesa por MIT, Harvard, University of Tokyo e Keio University of Japan, afirma que tem como objetivo propagar a cultura da terra do sol nascente para todos os interessados. “Estas histórias foram inspiradas em koan (narrativas japonesas), enso (momento em que a mente fica livre para pensar) e no mu (o vazio)”, destaca Medeiros Jr.
“Cada história tem poucos parágrafos e profundas reflexões que podem nos inspirar a ter uma vida melhor. Como no exemplo: ‘Batendo as duas mãos uma na outra temos um som; qual é o som de uma mão somente?’ Hakuin Ekaku. Esta pequena linha tem uma profunda mensagem que cada pessoa pode (e deve) encontrar sozinha, através da sua reflexão interior”, ressalta o escritor mafrense.
O livro também contou com a participação de Suellen Ribeiro Bergamini na diagramação, Joyce Zanetti Silva na revisão ortográfica e Marina M. Medeiros na revisão geral.
Como adquirir o livro?
O livro está sendo disponibilizado gratuitamente em sua versão digital e é possível fazer o download em PDF para celulares, tablets e E-readers através deste link.
Outras obras
Onírio Jorge Medeiros Júnior é filho da escritora Marina M. Medeiros, seguiu os passos da mãe e já coleciona em sua autoria 5 livros, com destaque para: Mafra 100 anos e Espadas em Arados – A cultura japonesa em Rio Negro/PR e Mafra/SC.
Da redação