Cartilha conta mais de 700 pleitos levantados pela Facisc e pelas associações empresariais de todo o estado
A Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc) fará o lançamento da Cartilha de reivindicações que compõem a plataforma Voz Única, na próxima quarta-feira (27), na sede da Facisc, localizado na rua Visconde de Cairú, Nº 391, no Bairro Estreito, em Florianópolis.
O evento vai reunir lideranças empresariais e líderes de partido e a intenção é que estas demandas já possam fazer parte dos planos de governo dos candidatos. “Queremos que o Voz Única ajude os candidatos e que cada uma das associações seja ouvida”, explica o presidente da Facisc, Sérgio Rodrigues Alves. O Programa também é um meio de acompanhamento dessas demandas e traça um raio-x do que o estado precisa. Além disso, está alinhado com a agenda 2030 e os objetivos de desenvolvimento.
A apresentação da cartilha faz parte da segunda fase do programa. As associações empresariais através das regionais da Facisc, definiram as bandeiras e os pleitos de cada uma das doze regiões do estado sendo que a novidade desta edição, a Facisc fará o monitoramento dos itens publicados, dará acesso a este monitoramento e a todas as informações levantadas nos últimos anos. Segundo o presidente, a plataforma Voz Única tem como objetivos levantar, integrar e monitorar o que o Estado precisa para crescer. “É um instrumento que norteia os investimentos do Estado para o desenvolvimento catarinense, democratiza a informação e ao mesmo tempo valoriza o papel do setor produtivo”, destaca. Na primeira fase foram levantadas as demandas dos mais de 220 municípios abrangidos pela federação.
Segundo Alves, o Voz Única traduz o anseio para o crescimento catarinense. “A quarta edição do Voz Única, que em 16 anos já contribuiu para que muitos pleitos fossem concretizados e este ano, trará, além do raio-x das necessidades, o monitoramento dessas demandas”, destaca o presidente.
O Voz Única traz da base as demandas regionais de forma relevante. É uma bússola para os representantes catarinenses. “São as demandas reais, necessidades que são vividas no dia-a-dia por quem vive nas cidades”, detalha Alves.
No mês de agosto, a Federação e as associações empresariais farão encontros em cada uma das regionais para entregar a cartilha impressa aos candidatos. A ideia é que os candidatos possam expor suas intenções em relação aos temas propostos e promover uma aproximação ainda maior entre os futuros governantes e a classe empresarial.
Após as eleições e a posse dos eleitos, a Facisc vai realizar o monitoramento desses pleitos. A intenção é acompanhar cada um das necessidades demandadas e entender como estão e o que o setor produtivo pode contribuir. “Queremos unir a voz mas também darmos as mãos e construirmos juntos uma SC ainda melhor”.
Há 16 anos, o Projeto Voz Única disponibiliza à sociedade uma ferramenta que orienta e informa sobre as demandas de SC do ponto de vista empresarial de forma sistematizada, acessível e participativa. Na prática a Facisc faz um levantamento de cada região do estado com as principais necessidades, publica uma cartilha com cada um desses pleitos, faz encontros de entrega das cartilhas aos candidatos e um debate sobre os temas abordados.
Por Rede Catarinense de Notícias