segunda-feira, maio 20, 2024
InícioEducaçãoEscola de Mafra mistura tecnologia e brinquedos tradicionais no aprendizado

Escola de Mafra mistura tecnologia e brinquedos tradicionais no aprendizado

- Advertisement -

EMEF Amola Flecha inovou no ensino de Geografia e Matemática

Os alunos do 4º ano da EMEF Amola Flecha embarcaram em uma viagem pelo Brasil, a fim de reconhecer as divisões políticas administrativas que o compõem. Foram aulas divertidas e lúdicas em que a professora Daniela Fuchs, por meio de quebra-cabeças, apresentou as Unidades político-administrativas do Brasil e regiões brasileiras, como parte das disciplinas de Geografia e Matemática. Ela uniu o uso de tecnologias modernas a um recurso simples, físico  e conhecido das crianças, que é o quebra-cabeças.

Foram quatro semanas de estudo onde buscou-se levar o aluno a compreender as divisões territoriais e localizações geográficas. A montagem do quebra-cabeça do  Mapa do Brasil fez parte da consolidação do conteúdo levando os alunos a identificar as 26 unidades federativas (Estados) e 1 Distrito Federal, bem como as 05 (cinco) grandes regiões que compõem o país: Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul.

O recurso do quebra–cabeças foi utilizado com o intuito de também trabalhar habilidades cognitivas a fim de desenvolver atenção, pensamento lógico, memória, consciência espacial e compreensão do tema estudado através de uma simples brincadeira. No mesmo projeto, foram trabalhados ainda  valores de pertencimento à Nação Brasileira.

Mafra no contexto

Conforme explicou a professora, o trabalho evoluiu para o reconhecimento das microrregiões chegando ao município de Mafra e sua localização no Estado de Santa Catarina. “Neste contexto, a classe foi levada a compreender que o município de Mafra está localizado no Planalto Norte de Santa Catarina, estado que faz fronteira com outros dois Estados Brasileiros (Rio Grande do Sul e Paraná) pertencentes à região Sul do País”, explicou.

As aulas tiveram sequência e, após compreender a divisão territorial, “seguiu-se para a compreensão da formação da administração municipal, estadual e federal a fim do aluno reconhecer que o Município é administrado pelo Prefeito, o Estado pelo Governador e o País pelo Presidente da República”, afirmou.

Aproximação dos grupos

O projeto desenvolvido em sala de aula visou distinguir unidades político-administrativas oficiais nacionais – Município, Unidade de Federação (estado) e grandes regiões,  suas fronteiras e hierarquias, localizando seus lugares de vivência.

“Quando apresentei aos alunos a proposta de montagem do Mapa do Brasil, a partir de dois  quebra-cabeças, não imaginei que seria tão positivo. Fiquei impressionada com o envolvimento, foco, atenção e o trabalho em equipe por eles desenvolvido”, afirmou e explicou que antes de realizar a montagem do quebra-cabeça tradicional haviam realizado uma atividade similar utilizando os tablets da escola, acessando o aplicativo Mapa do Brasil. “Os alunos gostaram muito do recurso online, porém o recurso do quebra-cabeça físico proporcionou a aproximação dos grupos a fim de juntos atingirem um mesmo objetivo, consolidando assim o aprendizado acerca do tema estudado”, concluiu.

 

Por Assessoria de Comunicação

Últimas Notícias