terça-feira, outubro 15, 2024
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Educação de Mafra trabalhará habilidades socioemocionais em 4 oficinas

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Ação visa incentivar a prática nos ambientes escolares

A Prefeitura de Mafra, por meio da Secretaria de Educação  de Mafra está implementando o Projeto Vida, que constará de oficinas que visam incentivar a prática das habilidades socioemocionais nos ambientes escolares.

Serão 4 oficinas em grupo, onde serão trabalhadas as seguinte competências: autonomia, empatia e cooperação, autoconhecimento, autocuidado e autogestão,  consciência social e tomada de decisão responsável. Elas iniciam no dia 23 de março, nesta quarta-feira, na EMEB Augusta Vitória, sempre no horário das 10 às 11h20min. Terão sequência no mês de abril, nos dias 6 e 20  e no dia 4 de maio, sempre na mesma escola.

Conforme explicações da secretária de Educação, Jamine Henning “a escola tem o protagonismo necessário para a promoção da aprendizagem social e integral. Assim, há a necessidade de trabalhar os diversos personagens que compõem o ambiente escolar para que estes desenvolvam, de diferentes modos, suas competências sociais e emocionais”. Sendo assim será dirigido de maneira contínua e progressiva para professores e funcionários das escolas, alunos e família, ou seja, toda comunidade escolar.  Jamine lembrou que as oficinas serão conduzidas pela coordenadora pedagógica  da Educação, psicopedagoga Camile Francine de Assumpção.

Integrar

O Projeto Vida atua inicialmente mediante oficinas criativas nas unidades escolares como formação continuada, explorando recursos para a prática de ensino e aprendizagem, em que se vivenciam habilidades relacionadas às competências amparadas pela Base Nacional Comum Curricular.

As competências a serem trabalhadas pelas Oficinas Criativas de Desenvolvimento Socioemocional são:

– Autonomia: desenvolvendo ações tanto no âmbito pessoal quanto coletivo, exercendo responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação. (BNCC);

– Empatia e cooperação: exercitando a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação.(BNCC);

– Autoconhecimento e autocuidado: conhecer-se, apreciar-se, reconhecer suas emoções e as dos outros e ter autocrítica.(BNCC);

– Autogestão: valorizar e compreender a diversidade de saberes, entender o mundo do trabalho e construir seu projeto de vida pessoal, profissional e social. (BNCC);

– Consciência social: necessita do exercício da empatia, do colocar-se “no lugar dos outros”, respeitando a diversidade. (CASEL);

– Tomada de decisão responsável: preconiza as escolhas pessoais e as interações sociais de acordo com as normas, os cuidados com a segurança e os padrões éticos de uma sociedade.

 

Por Assessoria de Comunicação

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