Você lembra da história do designer gráfico Marcus Augusto Oliveira da Silva, rionegrense que reside em Joinville e buscava seus pais biológicos por necessitar de um doador de medula para vencer a luta contra uma doença chamada Linfoma de Hodgkin? Nós noticiamos a história há pouco mais de um mês, quando uma imagem circulava pelas redes sociais em busca da família do jovem.
O homem de 36 anos foi adotado aos 20 dias e não possuía nenhum dado sobre os seus pais biológicos, além da informação de que nasceu em 8/9/1984 em Rio Negro e foi deixado na maternidade da cidade aos cuidados de freiras.
Ontem (3) o Domingo Espetacular, programa da rede televisiva Record, veiculou uma reportagem mostrando o reencontro de Marcus com sua mãe biológica, Ovanda dos Anjos, que hoje reside em Papanduva.
História
Segundo Ovanda dos Anjos, quando o seu filho nasceu disseram a ela que ele tinha falecido. Ela conta que soube pouco sobre o pai biológico de Marcus: ele era cantor e, após engravidar, seu pai não aceitava que a filha fosse mãe solteira aos então 23 anos.
Marcus afirma que nunca teve interesse em procurar a família biológica, mas há cinco anos ficou doente e um tempo depois foi informado de que precisava de um transplante de medula óssea de um parente direto – foi aí que ele começou a busca. Como a maternidade de Rio Negro está fechada há mais de uma década os arquivos do local foram transferidos para o Hospital Bom Jesus, que inicialmente não repassou os dados para Marcus, mas após o acionamento do Ministério Público passou à Justiça.
Após tomar conhecimento de quem é sua mãe biológica, Ovanda fez o primeiro exame de compatibilidade com Marcus e o resultado foi esperanço: 50%. Apesar de este primeiro teste indicar que ela pode fazer a doação, outros precisam ser feitos e agora o jovem enfrenta outro dilema: precisa de uma medicação especial que o plano de saúde está se negando a oferecer – segundo a empresa, um pedido está em análise e os anteriores form recusados porque a bula para o medicamento solicitado não está prevista para o tratamento sugerido a Marcus.
Confira a reportagem completa e saiba mais sobre a história no vídeo abaixo.
Por Millena Sartori/Tribuna da Fronteira