A Prefeitura Municipal de Mafra divulgou, na manhã desta quinta-feira (14), um vídeo no qual o prefeito Emerson Maas e a coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Francesli Heimann, explicam como será a dinâmica de vacinação contra a covid-19 quando a vacina for liberada pelos órgãos competentes.
Segundo Maas, o início está próximo. “Essa semana houve uma reunião com o Governo do Estado para realizar ajustes de logística e processos para ocorrer a vacinação”, disse o prefeito, ressaltando a necessidade de cuidados como uso de máscara e álcool em gel.
A coordenadora destacou que a Prefeitura está alinhada com o Plano Nacional e Estadual de Imunização contra a covid-19 e que a vacinação será dividida em quatro etapas:
1ª etapa: pessoas com mais de 75 anos, indígenas, pessoas com mais de 60 anos que estão em lar de idosos e profissionais da saúde
2ª etapa: pessoas de 60 a 74 anos
3ª etapa: pessoas com comorbidades (diabetes mellitus; hipertensão; doença pulmonar obstrutiva crônica; doença renal; doenças cardiovasculares e cerebrovasculares; indivíduos transplantados de órgão sólido; anemia falciforme; câncer; obesidade grave com IMC≥40)
4ª etapa: profissionais de segurança pública e salvamento, funcionários do sistema prisional e professores
Situação gravíssima
Mafra encontra-se em estado gravíssimo em relação ao covid-19 há nove dias. A cidade já registrou 1.936 casos confirmados e está com 90% das UTIs ocupadas.
Se você apresentar sintomas como febre, dor de cabeça, tosse, cansaço, perda de olfato ou paladar procure a Unidade Covid-19 ao lado da UPA, no Jardim América. Mais informações ligar na Policlínica Municipal: 3641-5200.
Confira os números mais recentes de contaminação:
Por Millena Sartori/Tribuna da Fronteira