As repartições públicas estaduais terão escala especial de funcionamento no feriado de Independência, na terça-feira, 7 de Setembro. Conforme o disposto no Decreto Estadual nº 6.554/20, foi determinado ponto facultativo na segunda-feira (6).
Na quarta-feira (08), é feriado municipal em Curitiba, em celebração ao dia da padroeira Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, e nas cidades de Rio Negro, Engenheiro Beltrão, Irati e Clevelândia, o que interfere no funcionamento dos órgãos estaduais dessas cidades na data.
As medidas não abrangem serviços essenciais que não admitem paralisação, como hospitais e delegacias. O expediente retorna normalmente na terça-feira, com exceção das cidades com feriados municipais.
Leia também: Confira como ficam os serviços do Governo de SC durante o feriado
Confira abaixo o horário de funcionamento de órgãos públicos da rede estadual
SEGURANÇA PÚBLICA
Polícia Militar e Corpo de Bombeiros – Todos os serviços operacionais do Corpo de Bombeiro do Paraná e da Polícia Militar estarão ativos, com o policiamentos preventivo, ostensivo e regular, que terão reforço de efetivo durante o feriado. Os serviços viaaplicativo 190 PR, telefone 190 para a Polícia Militar e 193 para o Corpo de Bombeiros também ficam disponíveis 24 horas por dia. Somente os setores administrativos da corporação deixarão de funcionar e serão retornam normalmente na quinta-feira (09).
Polícia Civil – As delegacias vão atender normalmente, em plantão, exceto as de área administrativa. Os Centros Integrados de Atendimento ao Cidadão (Ciacs), em Curitiba, anexos ao 1º Distrito (Rua André de Barros, Centro) e ao 8º Distrito (Portão), que atendem durante a madrugada, também funcionarão no esquema de plantão de segunda até quarta-feira.
Polícia Científica – Nos institutos Médico Legais (IML) do Interior do Estado não haverá atendimento clínico (exames), mas o plantão com o médico legista e atendimento a local de morte (24 horas) terá funcionamento normal. Já no Litoral e na região de Paranavaí haverá reforço, e o IML terá algumas atividades emergenciais disponíveis, além do plantão do médico legista e de local de morte. As atividades administrativas serão retomadas normalmente na quinta-feira.
Departamento Penitenciário – As penitenciárias e cadeias públicas em todo o Estado vão funcionar normalmente em regime de plantão, exceto as áreas administrativas, que retornam após o feriado.
COPEL – As agências da Copel funcionam normalmente na segunda-feira e fecham terça-feira em todo o Estado, e também na quarta-feira na Capital e nos municípios com feriado estendido. Em casos de falta de energia ou emergência, os consumidores podem ligar para o 0800 51 00 116.
FOMENTO – A Fomento Paraná adere ao ponto facultativo na segunda-feira, mas deve manter o contingente necessário para atendimento ao público externo, pelas áreas responsáveis, conforme normativa do Banco Central (Bacen). Não haverá expediente na terça e na quarta-feira.
JUNTA COMERCIAL – Não terá expediente na segunda, terça e quarta-feira.
RECEITA ESTADUAL – As agências e delegacias da Receita Estadual não abrirão na segunda e na terça-feira. Com exceção de Curitiba, todas funcionam normalmente na quarta, com atendimento ao público mediante agendamento prévio pelo portal da Secretaria de Estado da Fazenda.
DETRAN – Não haverá atendimento na segunda e terça-feira. As unidades de atendimento de todo o Estado retomam as atividades na quarta-feira, das 8h às 14h, com exceção de Curitiba, Rio Negro, Engenheiro Beltrão, Irati e Clevelândia, que voltam na quinta.
PROCON – Haverá atendimento normal pelos canais online do órgão, disponíveis AQUI.
ESPAÇOS CULTURAIS
Os museus do Governo do Estado na Capital estarão abertos durante o feriado prolongado, com exceção da segunda-feira, dia usual de manutenção dessas instituições. O Museu Oscar Niemeyer (MON), porém, abrirá excepcionalmente na segunda (06/09) para que o público possa conhecer as novas mostras em cartaz. O horário de funcionamento do MON é das 10h às 18h.
O Museu Paranaense (MUPA) abre das 10h às 17h30. Apenas no sábado e domingo é necessário agendar a visitação no site www.museuparanaense.pr.gov.br. O Museu Casa Alfredo Andersen abrirá das 10h às 17h; o Museu da Imagem e do Som (MIS-PR), das 10h às 12h e das 12h30 às 16h. Já o Museu do Expedicionário fecha segunda e na terça, e abre no sábado, domingo e na quarta, das 10h às 17h.
Todas as instituições culturais mantêm protocolos sanitários para evitar a transmissão do coronavírus, tais como tapetes sanitizantes nas entradas, dispensers de álcool gel à disposição, sinalização e lotação controlada das salas de exposição.
Quem visitar o MON poderá conferir as exposições Mens Rea: A Cartografia do Mistério, de Mac Adams; África, Expressões Artísticas de um Continente; Ásia: a Terra, os Homens, os Deuses – Segunda Edição; O Mundo Mágico dos Ningyos; Luz ≅ Matéria; Espaço Niemeyer; Cones e obras do Pátio das Esculturas. Ainda no MON, mas nas salas cedidas temporariamente ao Museu de Arte Contemporânea (MAC-PR), estão as mostras “verdeazul”, da artista paranaense Dulce Osinski, e “Pequenos gestos: memórias disruptivas”.
No Museu Paranaense estão em cartaz as exposições Educação pela Pedra, Eu Memória, Eu Floresta: História Oculta, Agrocorpus, Ephemera Perpétua” entre outras mostras de longa permanência.
O Museu de Imagem e do Som (MIS-PR) hospeda a exposição do Prêmio New Holland de Fotojornalismo e a mostra de longa duração Ilhas da Imaginação. Já o Museu Casa Alfredo Andersen mantém a exposição permanente do artista que dá nome ao museu, considerado o pai da pintura paranaense.
Confira a programação completa dos espaços culturais nos sites:
Por AEN