sexta-feira, maio 17, 2024
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Veja como ficará o investimento de R$ 240 mil em nova cor e iluminação da Ponte Metálica de RioMafra

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A Ponte Metálica Dr. Diniz Assis Henning teve o seu acesso interrompido nesta semana para a realização de melhorias no sistema de iluminação e pintura. De acordo com informações obtidas pela reportagem da Tribuna da Fronteira junto à Prefeitura de Rio Negro, os investimentos públicos aplicados na revitalização somam mais de R$ 240,4 mil e a reforma está sob a responsabilidade da cidade paranaense, que contratou duas empresas para a execução dos serviços.

A ponte que liga as cidades-irmãs ficará da cor laranja internacional, que tem como referência a Golden Gate, cartão-postal de São Francisco (Califórnia, Estados Unidos). “As lâmpadas quentes vermelhas serão substituídas por iluminação de led e a parte externa terá iluminação temática, com cores alternadas em cada noite. Em resumo, é uma reforma para conservação, modernização e novos efeitos visuais”, explicou o gabinete do prefeito rio-negrense.

Questionada sobre o porquê realizar a intervenção nesse momento, a administração municipal afirmou que o projeto já vinha sendo discutido desde 2018. “Com a execução antes dos projetos especiais, que foram licitados, depois de prontos foram feitos orçamentos e realizada a licitação da execução da obra. Tudo isso levou em torno de 2 anos.  A principal finalidade é conservar a bela ponte histórica e seu embelezamento, para termos mais uma grande atração turística na cidade e gerar empregos e renda”, disse a Prefeitura, por e-mail.

A previsão é de que as obras durem dois meses e de que até lá a passagem de pessoas e veículos permaneça interrompida para garantir a segurança dos transeuntes e da equipe responsável pela realização dos trabalhos.

Terceira ponte não tem previsão de sair do papel

A reportagem da Tribuna da Fronteira também questionou a Prefeitura de Rio Negro se até o final desta gestão há a possibilidade de anúncio de alguma novidade relacionada à construção de uma terceira ponte que ligue as regiões centrais de Mafra e Rio Negro. O retorno foi categórico: não há essa possibilidade no momento.

“Seja pelo tempo de gestão que nos resta ou pelo valor, que segundo especialistas necessitaria em torno de R$ 20 milhões para a grandiosa obra; isso demandaria a necessidade de parceria dos governos federal e estadual e financiamentos por parte das prefeituras. Essa proposta deverá ser encampada pelos próximos gestores, que serão eleitos em 15 de novembro e assumirão daqui a pouco mais de três meses”, explicou a gestão municipal.

Ponte Metálica completa 124 anos em novembro

No mesmo mês em que deve ter a sua revitalização finalizada, a Ponte Metálica Dr. Diniz Assis Henning completa 124 anos presente em RioMafra. Construída em Louvain, Bélgica, levou um ano para ser montada e foi entregue em 22 de novembro de 1896, no governo de José Pereira dos Santos Andrade.

As suas medidas oficiais são curiosas, já que a ponte é mais curta que os taludes que margeiam o rio Negro. São 71,46 metros de comprimento, 7 metros de largura e 8,10 metros de altura. Segundo informações oficiais do Município de Mafra, até hoje não se sabe ao certo qual a razão de tal erro: alguns dizem que foi erro de engenharia, pois mediram a distância das margens pelo leito do rio, o que parece viável, pois o seu comprimento é exatamente o da largura do rio em época de seca, mas outra versão refere-se à famosa história da troca das pontes. Segundo essa versão, a ponte que era para ser do Rio Negro foi enviada para um rio homônimo existente na África, e a de lá, mais curta, veio parar no Paraná.

A icônica ponte de RioMafra é tombada pelos órgãos de autoridade referentes aos patrimônios histórico-culturais de Santa Catarina e do Paraná.

Por Millena Sartori/Tribuna da Fronteira

 

 

 

 

 

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