Atuando além do ensino básico e superior, a mais de 50 anos, a Universidade do Contestado (UNC) segue comprometida com ações voltadas para o bem comum da comunidade. Na Semana Nacional do Trânsito – de 18 a 25 de setembro, a Universidade do Contestado foi palco de ações voltadas para a conscientização e segurança no trânsito para pedestres, ciclistas, motoristas e futuros motoristas.
Pedágio – Como forma de sensibilizar os motoristas, foi realizado um pedágio durante a sexta-feira, 24, com alunos do 7º ano do Colégio Mafrense e estudantes da UNC dos cursos de Psicologia, Enfermagem e Direito na Av. Presidente Nereu Ramos – próxima à entrada do Campus Mafra – com apoio da Polícia Militar de Santa Cataria.
A avenida sofreu alterações no trânsito, por isso o pedágio teve o objetivo de alertar os motoristas sobre as mudanças. Por isso, os estudantes orientaram os motoristas e explicaram que o veículo na rotatória tem preferência na pista. A diretora do campus Mafra, professora Dr. Renata Campos, afirmou que a população foi solicita e recebeu bem as instruções dos alunos. Para ela, o pedágio irá ajudar no dia a dia do trânsito na via que é movimentada por ser saída e entrada da BR-116.
O aluno do Colégio Mafrense João Guilherme Lourenço se divertiu e aprendeu com o pedágio. “Na minha opinião esse projeto foi importante para que as pessoas prestem atenção na sinalização, podendo fazer trajeto sem afetar os outros motoristas”, conta Guilherme.
Palestra – Entre as diversas ações, ainda houveram quatro palestras educacionais com apoio da Arteris Planalto Sul sobre segurança e comportamento no trânsito. Participaram alunos do Colégio Mafrense e estudantes de Administração, Direito, Psicologia, Engenharia de Software, Arquitetura e Urbanismo, Fisioterapia, Medicina Veterinária e Farmácia. Os funcionários da UNC também tiveram a oportunidade de participar do evento.
A analista de sustentabilidade da Arteris, Angelita Meirici dos Passos, ministrou as palestras no período da tarde. Com a frase “Segurança: proteger a vida é responsabilidade de todos nós”, Angelita apresentou dados, mostrou acidentes causados por imprudência, entre outros.
Semana Nacional de Trânsito – Conforme disposto no art. 326 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), é comemorada anualmente entre os dias 18 e 25 de setembro. Nesse período, são realizadas ações em todo o País com o objetivo de conscientizar todos os envolvidos no dia a dia do trânsito, sejam eles motoristas, passageiros, motociclistas, ciclistas ou pedestres
Por Assessoria de Comunicação