segunda-feira, abril 29, 2024
InícioEducaçãoSussurrofone auxilia na fala das crianças da pré-escola de Mafra

Sussurrofone auxilia na fala das crianças da pré-escola de Mafra

- Advertisement -

Projeto tem como objetivo aliar a ludicidade a um aprendizado eficiente e que proporcione conhecimentos fundamentais para a alfabetização

Os alunos da pré-escola do CEIM Vila Nova estão aprendendo de forma lúdica como  melhorar os sons da fala e realizar a articulação correta das palavras por meio do projeto “Sussurrofone como ferramenta pedagógica”. Este consiste em um brinquedo (telefone sem fio) que amplia o som para que a criança compreenda e possa corrigir a sua pronúncia.

O começo

De acordo com a professora que desenvolve o projeto, Franciele Aparecida de Andrade Fleischmann, as atividades com o Sussurrofone iniciaram esse ano, após se observar as dificuldades dos alunos com relação a articulação correta das palavras. “As crianças se mostraram curiosas em escutar a sua voz, com a amplitude 10 vezes maior. Assim conseguem prestar atenção no que está sendo trabalhado”, disse.

Ela explicou ainda que por se tratar de um telefone consegue-se conectar essa ferramenta de forma lúdica tornando o aprendizado mais significativo. “Pode ser ampliado para os níveis seguintes, pois auxilia na compreensão e articulação correta das palavras, o ouvir e reproduzir de forma adequada os fonemas.

Com isso a criança compreende e presta atenção no que ela está lendo, falando e assim consegue reproduzir na escrita futura”. Além da alfabetização, o sussurrofe pode ser utilizado na matemática para a construção da situação-problema.

Como é trabalhado com as crianças

O objetivo principal dentro da sala de aula é desenvolver a atenção, uma vez que o aluno fala mais baixo, ouve sua voz com maior amplitude e assim fica concentrado na pronúncia das palavras e pode melhorar a dicção, percebendo de imediato o que está sendo falado e consequentemente corrigido.

Os materiais estão sendo confeccionados para todos os alunos da turma. Essa ferramenta pedagógica é utilizada em diversos momentos da aula, no trabalho com músicas, nas atividades de consciência fonológica, com rimas, parlendas, cantigas de roda e pronúncia de palavras.

O resultado, de acordo com a professora, é que por meio dessa ferramenta lúdica a criança fique motivada e interaja de forma prazerosa com o brinquedo para o aprendizado acontecer.

Fala professora!

“Com os impactos da pandemia na aprendizagem na educação infantil ficou evidente a importância da escola no contexto social. Muitas lacunas estão sendo observadas no desenvolvimento psicomotor, social, interpessoal, cognitivo e sendo assim é fundamental reorganizar a rotina da sala de aula, com práticas efetivas e que possam reconectar o aluno com uma aprendizagem real e significativa”, disse Franciele, que aponta ainda: “uma das situações é a questão da oralidade, a fala infantilizada, a falta de vocabulário, de imaginação, criação de histórias, pensamento, atenção e concentração. Esse projeto tem como objetivo aliar a ludicidade a um aprendizado eficiente e que proporcione conhecimentos fundamentais para a alfabetização”.

“Este Projeto Merece Aplausos”

A partir deste ano iniciamos com esta reportagem, a publicação de uma série de matérias sobre projetos positivos desenvolvidos pelas escolas da rede municipal de ensino, denominado “Este Projeto Merece Aplausos”. Mais informações no link (Criatividade na Educação) na página da Educação, Espaço Escola.

Por Assessoria de Comunicação

Últimas Notícias