sábado, maio 18, 2024
InícioRiomafraSindicato dos Trabalhadores Rurais de Mafra completa 50 anos

Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Mafra completa 50 anos

- Advertisement -

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Mafra completou 50 anos no último fim de semana. Fundada em 30 de julho de 1972, a entidade visa defender a classe e também coordena e organiza a categoria, oferecendo serviços diversos gratuitamente aos sócios.

Entre eles, estão atendimento jurídico diversificado, serviços médicos e odontológicos, disseminação de notícias e informações pertinentes ao setor, e auxílio na elaboração do Cadastro Ambiental Rural (CAR), Imposto sobre Propriedade Territorial Rural (ITR), benefícios, bloco de notas, Detran, entre outros.

O sindicato também independente: a manutenção dos serviços é custeada pelas contribuições dos associados, anuidades e contribuição sindical, não existindo convênios com o poder público para este fim.

Diretoria do sindicato – Foto: Divulgação

Diretoria

A atual diretoria do sindicato é presidida por Camilo de Lélis Hack Machado, que está à frente da entidade  desde 22 de outubro de 1979; já são 43 anos como presidente e 48 anos como membro da diretoria. Compõem ainda a atual diretoria o secretário Leandro Arbigaus Pedro, e tesoureira Dinaci Stockchneider e outros 21 membros.

História

Em decorrência da necessidade dos agricultores terem uma representação municipal em defesa da categoria, foi fundado em Mafra no dia 30 de julho de 1972 o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Mafra.

Os fundadores eram, até então, sócios do Sindicato Rural de Rio Negrinho, cidade limítrofe de Mafra.

A localidade de Águas Claras, localizada no interior mafrense, abrigou a entidade em imóvel cedido pela família Kupiski, que abrangeu representantes de comunidades próximas.
Naquele dia histórico, há 50 anos, reuniram-se os agricultores no salão da Sociedade Recreativa Operários de Águas Claras, ocasião em que foi nomeado como presidente da assembléia o agricultor Estefano Admyk e para secretário Edwin I. L. Marchall.

Fundada a entidade, foi aprovado o Estatuto Social, fixadas as contribuições dos associados para a manutenção dos serviços, e eleita e empossada a diretoria provisória, que ficou assim constituída: Presidente – Vitor Dolla, secretário – Edwin I. L. Marchall, tesoureiro – Germano Wantovski e demais membros, sendo o mandato de 30/07/1972 a 22/10/1973.

Prestigiaram o evento assessores da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Santa Catarina (FETAESC) como Ubiratan Latino de Campos e João Anselmo Serpa.

Após o término do mandato da diretoria provisória, foi eleita a primeira diretoria efetiva para o período de outubro de 1973 à outubro de 1976. Ela era composta pelo presidente Edwin I. L. Marchall, secretário Camilo de Lelis Hack Machado e tesoureiro Miguel Rubens.

A transferência da sede do sindicato para o Centro deu-se em 1973, onde se estabeleceu em imóvel da família Muller. Atualmente a entidade funciona com sede própria, na Avenida Frederico Heyse, no centro do município de Mafra.

Associados do sindicado – Foto: Divulgação

Por Hebe Sartori/Tribuna da Fronteira

 

Últimas Notícias