segunda-feira, janeiro 20, 2025
InícioDestaqueSindicato dos Trabalhadores Rurais de Mafra completa 49 anos de atividades

Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Mafra completa 49 anos de atividades

- Advertisement -

O Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Mafra está completando neste ano 49 anos de atividades. Fundado em 30 de julho de 1972, é uma entidade sindical, sem fins lucrativos. Sua sede localiza-se no centro de Mafra, na avenida Frederico Heyse, nº 154. Tem a finalidade de defender e coordenar os interesses profissionais, individuais e coletivos da categoria profissional dos trabalhadores rurais. Conta com 1.211 sócios, os quais mantêm a entidade através de contribuições.

O Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Mafra é filiado à Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Santa Catarina – FETAESC, que congrega 201 Sindicatos de Trabalhadores Rurais e 22 extensões de base, organizados, respectivamente, em 17 Associações Microrregionais.

A entidade destaca como objetivos: “representar, capacitar e organizar os trabalhadores e trabalhadoras rurais para realizarem suas atividades produtivas de modo que conquistem sua renda e apoiar ações que busquem melhores condições de vida e trabalho para os integrantes da categoria, assegurando-lhes condições dignas que os incentivem a permanecer na área rural”.

Há 42 anos sob a presidência do sr. Camilo de Lelis Machado, conhecido como o “Machadinho”, desenvolve um excelente trabalho, merecedor de aplausos dos que procuram apoio e orientação para o desenvolvimento das atividades no campo. Dizem eles: “Sem o Machadinho não temos Sindicato”.

Camilo conta em sua equipe com duas funcionárias: Ellen Lukow Diniz e Larissa Liebel que atendem de 2ª a 6ª feira, em sua sede, no horário das 8:00 às 12:00 horas e das 13:00 às 17:00 horas. “Devidamente capacitadas, elas dispensam total atendimento aos agricultores que recorrem ao Sindicato em busca de apoio e orientação, quer seja para processos em geral, desde encaminhamento de aposentadorias, auxílios doença, auxílio maternidade, documentos de veículos, habilitação, CAR, ITR, enfim, são tantas dúvidas que surgem que o Sindicato ameniza seus associados, procurando fazer tais documentos ou encaminhando-os aos órgãos competentes, sempre com acompanhamento até o resultado final. As necessidade dos agricultores aumentaram devido ser a maioria das ações informatizadas e muitos dos associados não ter acesso ao sistema”, garante a entidade.

O Sindicato conta também com uma dinâmica diretoria presidida pelo sr. Camilo de Lelis Machado e integrada por agricultores e agricultoras: Vice Presidente: Ceni Hinz Sauer; Secretário Geral: Leandro Arbigaus Pedro; 1º Secretário Geral: Adolfo Oscar Pscheidt; Tesoureira: Dinaci Stockschneider; 1º Tesoureiro: Tavelino de Jesus Batista; Coordenadora da Comissão Municipal de Mulheres: Augusta Cirene Ulbrich; Coordenadora Suplente da Comissão Municipal de Mulheres: Jacqueline Ozika Eckel; Coordenador da Comissão Municipal de Jovens: Marco Aurélio Schumacher; Coordenador Suplente da Comissão Municipal de Jovens: Maicon Edson da Silva;

Coordenador da Comissão Municipal da Terceira Idade: Ricieri Sigolin; Coordenador Suplente da Comissão Municipal da Terceira Idade: Delia Fatima de Souza. Diretoria – Suplentes: Pedro Rodrigues da Silva, Orley Ismar Puchalski e Mario Vilner. Conselho Fiscal – Efetivos: Tatiana Deniz Ianovski, Emidio Stefen e Nelci de Jesus Skonieski. Conselho Fiscal – Suplentes: Aristides Santana, Cassimiro Willner e Onilso Gontarski.

“Observa-se a integração da equipe, que busca defender a classe dos que trabalham arduamente para levar o alimento do campo para a cidade”, aponta.

Programas

Entre os programas desenvolvidos pelo Sindicato estão:

– Terra Brasil, o qual propicia a compra de terras aos pequenos agricultores. É um programa federal que financia o valor da terra com juros baixos e prazo estendido para pagar.
– Agricultura Familiar beneficiado com verba da Cooperativa.
– DAP – Declaração de Aptidão ao Pronaf, para obtenção de verbas destinadas a aquisição de equipamentos agrícolas.

O Sindicato também tem convênios que beneficiam o seu quadro social, como atendimento médico e odontológico, assessoria jurídica, Plano Leier e alguns empreendimentos comerciais e entidades conveniadas beneficiam os associados com descontos nas compras em geral.

Participação na comunidade

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Mafra participa também do Conselho Municipal de Saúde de Mafra, do Conselho de Alimentação do Município, da ASTRAMATE – Associação dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais da Região da Erva Mate, Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, do Comitê rio Canoinhas.

“Atuante e participativo, o Sindicato interage com a comunidade local e regional, se fazendo presente em diversas atividades e contribuindo com melhorias para o Município e consideravelmente com o progresso dos agricultores filiados. Mantém semanalmente um programa de rádio, aos domingos, informando seus associados e comunidade das diversas ações e informações de utilidade a todos”, aponta.

Últimas Notícias