A Secretaria Executiva de Integridade e Governança (SIG) promoveu na quarta-feira, 3, a primeira reunião do Comitê de Integridade do Governo de Santa Catarina. O objetivo do programa é combater e prevenir a corrupção no serviço público, além de fomentar a integridade e a transparência. Participaram do encontro no Centro Administrativo representantes da Procuradoria-Geral do Estado (PGE) e Controladoria-Geral do Estado, que fazem parte do Comitê.
O grupo tratou dos objetivos e do calendário do comitê, que terá suas atividades intensificadas a partir de agora. Os meses anteriores foram dedicados ao planejamento das ações e padronização dos processos de gestão de riscos a serem implantados em todos os órgãos e entidades. De acordo com a secretária executiva da SIG, Naiara Augusto, no comitê serão estudados métodos para diminuir os riscos de integridade que podem surgir no monitoramento de estratégias e decisões do Estado. “A ideia é que o comitê seja um apoiador no aspecto de proteção das políticas públicas e que os gestores e servidores públicos também trabalhem para servir bem o cidadão catarinense com eficácia, fazendo a coisa certa do jeito certo”, afirma Naiara.
Para o procurador-geral adjunto para Assuntos Administrativos da PGE/SC, Marcelo Mendes, a iniciativa conta com o apoio do órgão por estar alinhado com pilares como a garantia de prestação do melhor e mais seguro atendimento dos interesses dos catarinenses, balizador das ações da instituição. “É fundamental que fomentemos a integridade e a erradicação da corrupção em todos os níveis da administração pública e demos o exemplo para toda a sociedade”, diz Mendes.
Para a controladora-geral adjunta, Marisa Zikan da Silva, o trabalho em conjunto comprova o compromisso assumido pelo Governo de Santa Catarina. “É mais um passo na construção da política de integridade no Estado, que sempre foi um assunto importante para a CGE. A criação e o início dos trabalhos do Comitê firmam o tema como um compromisso do Governo para com a sociedade”, enfatiza.
O Programa está previsto na Lei n.17.715/2019 e integra mais de 52 órgãos e entidades da administração pública de Santa Catarina.
Por Assessoria de Comunicação