domingo, setembro 20, 2026
InícioDestaqueServidor de SC que for responsável por acidente com veículo público terá...

Servidor de SC que for responsável por acidente com veículo público terá de ressarcir montante, decide Tribunal de Contas

- Advertisement -

O Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) publicou, em seu Diário Oficial Eletrônico (DOTC-e), decisão que afeta todos os servidores que utilizam veículos públicos para exercer suas atividades. Em consulta (@CON 23/00636241) feita pela Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina S/A (Epagri) sobre o desconto salarial decorrente de acidentes de trânsito envolvendo empregados em trabalho, o Pleno do Tribunal deliberou que, em caso de acidentes com veículos de propriedade pública, o dever de administração indenizar a vítima decorre da responsabilização objetiva e que, em configurada a culpa ou dolo do servidor/empregado, este deve ressarcir a administração. A decisão vale para os casos das pessoas jurídicas de direito público e as de direito privado prestadoras de serviços públicos.

A decisão ainda prevê que uma vez configurado o dano ao erário, cabe à autoridade competente, sob pena de responder solidariamente pelo prejuízo, a instauração de procedimento administrativo visando à apuração dos fatos, incluindo o responsável pelo acidente de trânsito e a quantificação do dano, e, se provada a responsabilidade do agente público, a obtenção do respectivo ressarcimento. No caso de serviços de emergência, o órgão público indeniza a vítima e abre processo para avaliar a conduta do agente público. Neste processo administrativo, se for comprovado que o agente público estava no regular exercício da profissão, ele não precisa ressarcir o Estado.

Por Assessoria de Comunicação

 

a

Últimas Notícias