terça-feira, maio 21, 2024
InícioRiomafraRiomafrense assume presidência da Fundação Empreender

Riomafrense assume presidência da Fundação Empreender

- Advertisement -

Entidade promove capacitações a empresários catarinenses

Criada há mais de 30 anos com o objetivo de promover capacitações aos empresários catarinenses ligados às associações empresariais de Santa Catarina, a Fundação Empreender está com novo presidente. O empresário José Nelson Notari, de Mafra, e os demais membros da diretoria foram empossados recentemente em evento realizado na Arena Opus, em São José.

Durante o evento, o vice-presidente da gestão 2021-2023, Eduardo Schroeder, de Rio do Sul, lembrou que a Fundação Empreender nasceu para dar suporte à Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc) nos trabalhos mais técnicos e de capacitação empresarial. Ele representou o agora ex-presidente, Jonny Zulauf, de São Bento do Sul.

Schroeder lembra que os primeiros passos da entidade foram dados a partir de um convênio com a HWK, a Câmara de Artes e Ofícios de Munique e Alta Baviera, na Alemanha, por meio do qual foi trazido ao Brasil o conceito dos núcleos setoriais, algo hoje consolidado e bastante presente nas associações empresariais de Santa Catarina. “Graças a esta parceria, várias expedições e convênios têm sido realizados ao longo dos anos com diferentes países”, destacou.

Schroeder enfatiza que atualmente o foco da Fundação Empreender está na capacitação dos empresários ligados às associações empresariais catarinenses, com o objetivo de garantir longevidade e perenidade aos negócios.

Entre os destaques está o Programa de Gestão e Vivência Empresarial (PGVE), o qual proporciona aos empresários a vivência por meio da participação de líderes empresariais que compartilham experiências de gestão e governança. “A Fundação tem dado suporte neste aspecto”, disse.

Eduardo ainda lembrou das missões internacionais organizadas pela Fundação Empreender, com viagens para outros países ou recepcionando lideranças de fora. “Com isso, deixamos os empresários catarinenses conectados às inovações e novidades de mercado. Mesmo sendo um estado de vanguarda, é preciso estar nesta melhoria contínua, seja qual for o setor”, enfatizou.

Melhorias contínuas

Para o novo presidente, José Nelson Notari, a Fundação Empreender, mais do que nunca, terá papel de importância no processo de desenvolvimento das empresas ligadas às associações empresariais em Santa Catarina por meio de suas capacitações e programas.

Além do PGVE, cujo objetivo é impactar o maior número possível de empresários catarinenses, Notari cita a possibilidade de criação de novos programas, como um pós-PGVE, oferecendo treinamentos segmentados, como, por exemplo, vendas e marketing ou gestão financeira. “Há uma necessidade muito grande de lideranças no mercado”, destacou.

O presidente ainda lembra que o empresário precisa estar capacitado para entender novos conceitos de mercado, como a importância do BI (Business Intelligence) e agora o uso da inteligência artificial, cada vez mais presente em diferentes fases dos processos empresariais. Conforme Notari, outros programas devem ser criados, como o de Desenvolvimento de Gestores (PDG). Além disso, a Fundação Empreender deve promover missões empresariais a fim de criar oportunidades de negócios. “Queremos criar condições para preparar os empresários para que eles possam ter lucro, o que garantirá longevidade e perenidade aos seus negócios”, disse.

E é neste contexto que entra o PGVE. Uma das maiores dificuldades de quem empreende hoje é entender a velocidade da mudança, e neste sentido, a Fundação Empreender quer atuar, preparando e capacitando de forma a proporcionar ao empresário catarinense que possam não apenas entender as mudanças, mas perceber quando estão ocorrendo. “Estas mudanças de hábito estão acontecendo e as empresas precisam acompanhar, mas só vão conseguir através do conhecimento”, destacou.

De acordo com o presidente da Fundação Empreender, o PGVE tem a missão de levar essa informação aos empresários. “Queremos preparar os empresários para que possam entender estas tendências, pois além de garantir lucro, crescimento, longevidade e perenidade às empresas ligadas às associações empresariais, têm ainda toda a questão social, com a geração de emprego, de impostos que depois são investidos em saúde, educação e tantas outras ações revertidas à população”, concluiu.

Diretoria Executiva

Presidente – José Nelson Notari

Diretor 1º Vice-Presidente – Marcos Antonio Müller

Diretor 2º Vice-Presidente – Carlos Becker Fornazza

1º Diretor Secretário – Jonathan Roger Linzmeyer

2° Diretor Secretário – Gean Carlo de Bom da Silva

1º Diretor Tesoureiro – Adriano Marcel Zimmermann

2º Diretor Tesoureiro – Christian Dihlmann

Diretor de Projetos – Ricieri Ramlov

Conselho Fiscal

Titulares

Herrmann Suesenbach

Adilson Demathe

Gilmar Sadloski

Suplentes

Maria Isabel Pinheiro Sandri

Maribel Emilia Gaio

Evandro Muller de Castro

Últimas Notícias