sexta-feira, outubro 16, 2026
InícioDestaqueRio Negro realiza 2ª Caminhada de Sensibilização da Pessoa com Deficiência

Rio Negro realiza 2ª Caminhada de Sensibilização da Pessoa com Deficiência

- Advertisement -

Evento encerrou a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla e reuniu famílias, entidades, servidores e moradores

Rio Negro realizou, na manhã desta sexta-feira (28), a 2ª Caminhada de Sensibilização da Pessoa com Deficiência, iniciativa que reuniu a população em uma programação voltada à inclusão, ao respeito e à valorização da diversidade.

A programação começou às 8h30, com a caminhada que teve início na Rua Sete de Setembro. O trajeto passou pela Rua XV de Novembro e seguiu pela Rua Doutor Vicente Machado até a Praça João Pessoa. A organização do trânsito contou com o apoio da Guarda Patrimonial Municipal e da Polícia Militar.

Durante o percurso, uma mensagem foi transmitida por carro de som, destacando a importância do sentimento de pertencimento e da participação das pessoas com deficiência na sociedade.

“Pertencer é sentir que há lugar pra você. É poder conviver, contribuir, fazer escolhas e ser reconhecido como parte da sociedade”, dizia a mensagem, que também reforçou que respeitar as diferenças significa reconhecer que todos têm o mesmo direito de pertencer.

Atividades na Praça João Pessoa

Após a caminhada, a programação continuou na Praça João Pessoa, onde foram realizados discursos, momentos de convivência e socialização, além da oferta de serviços gratuitos.

O público também contou com distribuição de lanches e atividades recreativas para as crianças. Alunos da APAE de Rio Negro e da Escola Municipal de Educação Especial Tia Apolônia realizaram apresentações durante o evento.

Barracas com profissionais da área da saúde também foram instaladas no local para orientar a população sobre doenças e condições raras. Foram realizados testes rápidos de saúde, enquanto a Feira do Produtor permaneceu disponível para os participantes.

Inclusão como política pública

A caminhada marcou o encerramento da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, realizada de 21 a 28 de agosto.

Durante o evento, o prefeito Alessandro Cristian  destacou a importância da mobilização. “Hoje é um dia de sensibilizarmos. De terminar uma semana, mas iniciar um futuro maravilhoso para todos”, afirmou.

A secretária municipal de Assistência Social, Luciane Maria Machado Lorenzzi, ressaltou a importância da união entre o poder público, instituições e sociedade na construção de políticas de inclusão.

“Hoje estamos demonstrando com a caminhada que Rio Negro é uma cidade inclusiva e que juntos caminhamos pela melhoria. O município vive um novo momento nesta política pública”, declarou.

Segundo ela, o trabalho reúne o poder público, o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e instituições parceiras para fortalecer as ações voltadas à inclusão.

50 anos da Escola Tia Apolônia

A diretora da Escola Municipal de Educação Especial Tia Apolônia também destacou a trajetória de inclusão no município.

A instituição completa 50 anos de existência em 2026, período marcado, segundo ela, pela evolução das políticas e ações voltadas às pessoas com deficiência.

“Sabemos que precisamos avançar muito, mas o que importa dizer é que não estamos parados. Estamos evoluindo. A nossa Escola Tia Apolônia completa neste ano 50 anos de existência. Isso quer dizer que há 50 anos o nosso município se importou com as pessoas com deficiência”, afirmou.

Ela também reforçou a importância de mostrar à sociedade que as pessoas com deficiência têm capacidade e voz.

Espaço TEA

A coordenadora municipal de Saúde Mental, Vivian Jungles Barbosa, aproveitou o evento para apresentar o trabalho desenvolvido pelo Espaço TEA, que completou três anos de atuação em Rio Negro.

Segundo ela, o serviço está em constante evolução e mantém as portas abertas para acolher as famílias.

“O Espaço TEA está completando três anos. A gente já mudou muitas coisas e estamos sempre em processo de mudança. As portas estão sempre abertas no local para uma acolhida”, afirmou.

Apelo pela vacinação

Um dos momentos de maior emoção ocorreu durante a fala de Luciana Souza Sguerre, integrante da Associação Rionegrense da Pessoa com Deficiência (ARPDE).

Ao lado do personagem Zé Gotinha, ela relatou que possui deficiência em decorrência da poliomielite e aproveitou o momento para reforçar a importância da vacinação.

“Eu sou uma pessoa com deficiência por falta de vacina. Quando eu era criança não tinha vacina contra a pólio. A deficiência não é o fim do mundo. A gente consegue viver com a deficiência quando a sociedade nos acolhe, mas podemos evitá-las”, afirmou.

Luciana também fez um apelo aos pais para que mantenham a vacinação das crianças em dia. “A vacina salva vidas”, concluiu.

Mobilização

A realização da caminhada envolveu as secretarias municipais de Saúde, Assistência Social, Educação, Esporte, Cultura e Turismo e Obras, além de instituições e entidades parceiras.

Participaram da ação representantes do Espaço TEA, CAPS, Escola Tia Apolônia, APAE, ARPDE, Famílias Unidas pelo TEA, Sesc Rio Negro e Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

Servidores municipais, representantes de instituições, personagens infantis e moradores também acompanharam a programação.

A 2ª Caminhada de Sensibilização reforçou a importância da participação da comunidade na construção de uma sociedade mais inclusiva, destacando que o respeito às diferenças, a garantia de direitos e a valorização da diversidade são fundamentais para que todas as pessoas tenham seu espaço reconhecido.

a

Últimas Notícias