sábado, maio 18, 2024
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Rio Negro inaugura espaço para pacientes com Transtorno do Espectro Autista

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O objetivo primordial do espaço é proporcionar um ambiente acolhedor e especializado, focado no desenvolvimento integral dos pacientes e promovendo inclusão e qualidade de vida

A Prefeitura de Rio Negro, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, inaugurou na manhã desta quinta-feira o Espaço TEA – Bruno Junskowski. Trata-se se um importante espaço saúde para o atendimento de crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e o acolhimento de suas famílias.

O objetivo primordial do espaço é proporcionar um ambiente acolhedor e especializado, focado no desenvolvimento integral dos pacientes e promovendo inclusão e qualidade de vida.

A relevância deste espaço transcende fronteiras individuais, estendendo-se para toda a comunidade, pois ao oferecer diagnóstico precoce, intervenções terapêuticas e suporte multidisciplinar, ele não apenas atende as necessidades das crianças e adolescentes com autismo, mas também contribui significativamente para a construção de uma sociedade mais inclusiva e empática.

Ao investir na saúde mental e no bem-estar, o Espaço TEA semeia as bases para uma comunidade mais saudável, solidária e resiliente. O espaço não é apenas um ato de cuidado, mas um compromisso com a construção de um futuro mais equitativo, onde cada criança e adolescente, independentemente de suas características, tenha a oportunidade de florescer plenamente.

O Espaço TEA – Bruno Junskowski é algo inédito no município, mostrando que a atual gestão da Prefeitura preza pela qualidade e fortalecimento da saúde pública de Rio Negro. A Secretaria de Saúde de Rio Negro trabalhou na busca do melhor imóvel, o qual possui uma estrutura que comporta as necessidades para a execução do atendimento com excelência.

A criação do espaço era um pedido das mães dos pacientes desta patologia junto à gestão municipal. O projeto foi deliberado e aprovado pelo Conselho de Saúde do município. Até então havia atendimentos com profissionais da saúde de forma descentralizada e o pedido era para que houvesse um local onde os atendimentos fossem centralizados, tornando-se um local de referência para esses pacientes.

Além da presença de familiares do homenageado, a solenidade teve a presença de diversas autoridades, entre elas o prefeito James Karson Valério; vice-prefeito Alessandro von Linsingen; secretária municipal de saúde Simone Angélica Vitorino Gondro; coordenadora municipal de saúde mental, Vivian Jungles Barbosa; além das equipes da saúde, secretários municipais, servidores e população que prestigiou o evento.

Para abrilhantar este momento tão especial, houve ainda uma apresentação musical da Escola de Musica Anna Magdalena Bach.

BRUNO JUNSKOWSKI

Pensando na inclusão, o espaço homenageou Bruno Junskowski, um menino travesso, esperto e gentil. O prefeito James Karson Valério assinou durante o evento o Decreto nº 192/2023 que denomina o local como Espaço Terapêutico a Pessoa com Transtorno do Espectro Autista “Espaço TEA – Bruno Junskowski”, localizado na Rua Antônio de Paula Valério, nº 157, Centro.

Bruno foi aluno da Escola Municipal Ricardo Nentwig. Foi lá onde fez seus primeiros amigos, guardava cachorro-quente da merenda para levar para a irmã mais nova e descobriu não gostar de matemática.

Em 2000, aos 9 anos, Bruno foi diagnosticado com encefalite, que é uma inflamação no cérebro, que o fez ir para UTI e ser internado algumas vezes ao longo de três anos. Algumas das internações foram mais longas que outras, e acabaram deixando sequelas em Bruno, entre elas pautas autistas, como se dizia na época.

Bruno se tornou uma criança denominada “especial”, um fato que para todos que o conheciam era óbvio, pois ele sempre foi uma criança muito especial. Ele estava diferente intelectual e fisicamente, mas com o mesmo carinho e força de sempre.

Naquela época, nem todo mundo tinha sensibilidade de reconhecer a beleza de alguém como ele. Os olhares e comentários eram percebidos e entendidos por Bruno. Um capítulo da história que machuca tanto quanto os dias no hospital.

Em 2003, Bruno se tornou aluno da Escola Tia Apolônia, onde ele e toda a família foram acolhidos pelos profissionais da escola. Esse lugar foi especialmente importante na vida dele, porque foi lá onde recebeu apoio especializado, focado em suas necessidades.

Foram somente seis meses na Escola Tia Apolônia, mas um período muito bonito, em que ele pode simplesmente ser criança. Um mês após completar 12 anos, em 2003, Bruno faleceu devido a complicações.

Embora tão pequeno, Bruno foi um titã. Travou lutas que nem adultos dariam conta. Uma força que só é explicada pela inocência da infância. Mas sua história não terminou no dia em que faleceu. Bruno foi inspiração para que sua mãe, Norma Junskowski, voltasse a estudar e se formar em pedagogia com foco em pessoas com deficiências.

Todo o suporte que recebeu da Escola Tia Apolônia, Norma retribuiu. Primeiro como voluntária, depois estagiária, professora e hoje como coordenadora.

Bruno vive na memória e no coração dos que o conheceram. Agora, viverá também neste importante espaço como lembrança de inclusão. A presença do Espaço TEA irá proporcionar todo o suporte e a orientação necessária, fortalecendo o vínculo familiar e social.

SAIBA MAIS

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um distúrbio do neurodesenvolvimento caracterizado por desenvolvimento atípico, manifestações comportamentais, déficits na comunicação e na interação social, padrões de comportamentos repetitivos e estereotipados, podendo apresentar um repertório restrito de interesses e atividades.

Sinais de alerta no neurodesenvolvimento da criança podem ser percebidos nos primeiros meses de vida, sendo o diagnóstico estabelecido por volta dos 2 a 3 anos de idade. A prevalência é maior no sexo masculino.

A identificação de atrasos no desenvolvimento, o diagnóstico oportuno de TEA e encaminhamento para intervenções comportamentais e apoio educacional na idade mais precoce possível, pode levar a melhores resultados a longo prazo, considerando a neuroplasticidade cerebral.

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