quinta-feira, junho 12, 2025
InícioDestaqueRio Negro garante a construção de 46 casas populares para famílias de...

Rio Negro garante a construção de 46 casas populares para famílias de áreas de risco

- Advertisement -

Na última terça-feira o prefeito de Rio Negro, Alessandro Cristian von Linsingen, esteve no Palácio Iguaçu, em Curitiba, para acompanhar a assinatura dos primeiros convênios do Estado do Paraná com os municípios beneficiados pelo projeto Vida Nova, modalidade do Programa Casa Fácil Paraná, da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), que envolve o reassentamento de famílias carentes.

O objetivo inicial do projeto é realocar a população que mora em áreas insalubres ou de risco, como margens de rios e encostas, para locais mais seguros. A medida foi oficializada com a presença do governador Carlos Massa Ratinho Junior.

Para o município de Rio Negro inicialmente serão destinadas 46 casas populares. “Nós assinamos as 46 casas que vão contemplar as pessoas que mais vulneráveis de Rio Negro na questão da enchente. Essas pessoas serão realocadas nessas casas”, afirmou o prefeito.

Também participaram do evento o vice-prefeito Marcelo Wotroba, o procurador geral do Município de Rio Negro, Leandro Lukasinski, e o tecnólogo em geoprocessamento da Prefeitura, Gabriel Wilczek.

O Vida Nova inclui uma série de outras políticas públicas complementares. Um dos principais eixos é o de sustentabilidade, com a realização de obras de recuperação ambiental e revitalização das áreas desocupadas.

As famílias atendidas pelo programa também receberão acompanhamento técnico multidisciplinar envolvendo 16 secretarias e órgãos estaduais, com o objetivo de garantir a continuidade do seu desenvolvimento socioeconômico. Entre as medidas, estão ações em áreas como educação, saúde, empregabilidade e geração de renda. Além de moradia, proporcionar dignidade e inclusão são as grandes metas da iniciativa.

Mais informações sobre as casas serão divulgadas pelo Governo do Estado do Paraná e pela Prefeitura Municipal de Rio Negro no decorrer dos trâmites legais.

Últimas Notícias