Órgão emitiu recomendações para conter avanço de doenças
Nesta semana o Comitê de Enfrentamento a Covid-19 do município de Rio Negro emitiu um documento em que alerta para o “aumento considerável de casos de doenças respiratórias nas últimas semanas”. Para controlar o avanço dessas doenças, em que se enquadra também a Covid-19, o Comitê orienta a população sobre algumas recomendações que devem ser seguidas para que não haja sobrecarga no sistema de saúde.
A principal recomendação é que haja novamente o uso de máscara facial para ingresso e permanência em locais fechados e em serviços de saúde. É imprescindível que indivíduos que apresentem sintomas respiratórios utilizem máscaras faciais em locais fechados e abertos. Ter cuidado ao tossir e espirrar, cobrindo sempre o nariz e boca. Manter a higiene adequada das mãos, com álcool em gel ou água e sabão, especialmente após tocar nariz, boca e olhos ou tocar superfícies e objetos. Não compartilhar itens pessoais. Evitar aglomerações de pessoas, caso seja necessário, fazer uso de máscara facial. Outro item de extrema importância é manter o calendário de vacinação em dia, tanto da Covid-19 com a dose de reforço, como da vacina contra a gripe.
Qualquer pessoa que apresente sintomas respiratórios a mais de 48 horas devem comparecer a Unidade de Combate a Covid-19 para realização de teste e/ou consulta. Contatos de casos confirmados de Covid-19 e Influenza devem se manter em isolamento no período. Pessoas com diagnóstico de Covid-19 e Influenza devem cumprir período de isolamento.
Os estabelecimentos comerciais ou de serviços devem disponibilizar álcool em gel para funcionários e clientes. Os ambientes devem ser mantidos sempre arejados e ventilados preferencialmente de forma natural, caso haja utilização de ar-condicionado este deve estar com a manutenção preventiva em dia. Ambientes internos e externos, principalmente superfícies amplamente tocadas, devem ser frequentemente higienizadas. Utilização de bebedouros apenas com copos ou garrafas de uso individual.
Para as crianças é importante higienizar com frequência os brinquedos e não compartilhar objetos. O Comitê solicita aos pais e responsáveis que, em caso de sintomas respiratórios, as crianças não frequentem a escola.
Os cuidados apresentados necessitam da soma de esforços de toda a população para evitar que a Covid-19 e outras doenças respiratórias, que são mais intensas no inverno, possam fazer novas vítimas.
Por Assessoria de Comunicação