sábado, setembro 7, 2024
InícioRiomafraPrefeitura de Mafra envia projeto de lei para correção do índice de...

Prefeitura de Mafra envia projeto de lei para correção do índice de atualização de tributos municipais à Câmara de Vereadores

- Advertisement -

Com o objetivo de redução dos valores corrigidos dos tributos municipais, projeto de lei prevê alteração dos índices de atualização da Unidade Fiscal Municipal – UFM            

Visando atender o interesse da população de Mafra, o Prefeito Emerson Maas encaminhou nesta terça-feira, 02, projeto de lei à Câmara Municipal para apreciação e votação em caráter de urgência. O PL nº 001/2021 prevê a alteração dos índices de atualização da Unidade Fiscal Municipal – UFM – o qual utiliza como índice de correção o IGP-M (FGV). Vale destacar que correções em tarifas municipais, utilizando como referência algum índice de referência, é uma obrigatoriedade do município, prevista na Lei de Responsabilidade Fiscal.

De acordo com a secretária municipal de Fazenda e Planejamento, Crisley Fuchs Valério, o projeto de lei propõe a inclusão dos indexadores IPCA (IBGE) – Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo e INPC (IBGE) – Índice Nacional de Preços ao Consumidor, por se tratarem de índices que melhor refletem a inflação real para as famílias brasileiras. “Esta alteração se reflete também nos valores do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) que como todo ano sofre reajustes. Se fôssemos utilizar IGP-M ficaria inviável ao munícipe, principalmente neste momento de pandemia (de 23,14%). Já utilizando o IPCA e INPC, estes perfazem cerca de 4,31% e 5,20%, de acordo com a realidade brasileira”, pontuou a secretária.

Justificativa

O Executivo Municipal justifica a solicitação de votação urgente, a fim de que o UFM já seja aplicado ao lançamento dos tributos de 2021, como no caso do IPTU, um imposto que muitos munícipes já estão aguardando.

“Apesar dos nossos contribuintes estarem preparados para o gasto já no início do ano, não existe norma geral para a data da cobrança do IPTU. Pretendemos entregar em março os carnês e este tributo poderá ser pago em cota única com desconto ou parcelado”, explicou a secretária.

Vale destacar que o IPTU é um imposto municipal e os recursos ficam inteiramente no município sendo utilizados em ações de melhorias nas áreas de desenvolvimento urbano, obras, saúde e educação.

Por Assessoria de Comunicação

Últimas Notícias