segunda-feira, abril 29, 2024
InícioEstadoPolícia Militar divulga resultado da Operação Átria

Polícia Militar divulga resultado da Operação Átria

- Advertisement -

A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) finalizou os números da Operação Átria, que iniciou no dia 1º de março deste ano, com o atendimento neste período de 4.895 vítimas atendidas por causa de violência doméstica. Ao todo, a PMSC registrou 2.365 ocorrências com boletins, resgatou 87 vítimas, representou 58 medidas cautelares, 967 medidas protetivas de urgências foram solicitadas e lavrou nove termos circunstanciados.

A Operação tem o intuito de desenvolver ações de polícia ostensiva com foco na proteção da mulher, por meio do atendimento de emergências, intensificação de visitas preventivas com vítimas registradas no Programa Rede Catarina, assim como proceder o registro e atendimento de novos casos de violência contra mulheres.

Neste sentido, foram realizadas 165 ações de panfletagem e orientações, 268 palestras em todo o Estado, sendo alcançadas 11.365 pessoas com a panfletagem de folhetos informativos e 19.510 pessoas que participaram das palestras preventivas e de orientação.

Em flagrante delito, foram presas 485 pessoas durante a Operação, além de apreendidos cinco menores. Por mandado de prisão civil, a PMSC prendeu 15 pessoas e, por prisão preventiva, dez pessoas. A Polícia Militar também conduziu 203 suspeitos à delegacia de Polícia Civil e três presos com mandado de prisão temporária. Ao todo foram apreendidas 32 armas, sendo 22 armas brancas, nove de fogo e uma de fabricação caseira.

A Operação é coordenada pela Secretaria de Operações Integradas do Ministério da Justiça e Segurança Pública com o apoio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), da Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos, do Conselho Nacional de Justiça e do Conselho Nacional do Ministério Público, da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), com o apoio e execução pela Polícia Militar de Santa Catarina.

Canais de denúncia

As denúncias de violência contra a mulher podem ser feitas pelo número 180, que atende todo o território nacional, 24 horas por dia. Além do número de telefone 180, é possível realizar denúncias de violência contra a mulher pelo aplicativo Direitos Humanos Brasil e na página da Ouvidoria Nacional de Diretos Humanos, do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania (MDHC), responsável pelo serviço. No site, está disponível o atendimento por chat e com libras. Em caso de urgência, os números 197, da Polícia Civil, e 190, da Polícia Militar, também atendem ocorrências de violência contra a mulher 24 horas por dia.

Últimas Notícias