Um convênio assinado nesta sexta-feira (27) pela Polícia Civil de Santa Catarina e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/SC) prevê a disponibilização de salas em Delegacias de Polícia para serem utilizadas por advogados. A iniciativa começará nas centrais de plantão em Chapecó, Joaçaba e Concórdia.
As instituições assinaram um acordo de cooperação técnica em uma solenidade realizada no começo da tarde, na OAB/SC, em Chapecó, e acompanhada virtualmente por autoridades. Em Chapecó, foi onde nasceu o projeto e rapidamente ganhou a adesão de Joaçaba e Concórdia. Há expectativa que alcance todo o Estado gradativamente, conforme a disponibilidade local.
“Certamente este projeto engrandece a cidadania, a democracia e demonstra o respeito que a Polícia Civil tem com a OAB como um todo. Os advogados terão condição digna de trabalhar e assistir ao cidadão”, destacou o presidente do Colegiado Superior de Segurança Pública e Perícia Oficial e Delegado Geral da Polícia Civil de SC, Paulo Koerich.
Na solenidade, Koerich aproveitou o momento para reforçar a bandeira em defesa das mulheres e de uma cultura de respeito, haja vista o recente aumento do número crimes praticados, por exemplo, os casos de feminicídios registrados.
“Respeito institucional e gratidão”
Para o presidente da OAB/SC, Rafael Horn, o ato demonstra um relacionamento de respeito institucional grande e fortalece o Estado de Santa Catarina ao garantir a cidadania e serve de exemplo a todas as polícias do Brasil.
“Tenho certeza que este acordo não ficará restrito no Oeste, mas compartilhado no Estado. Celebramos este momento com especial gratidão”, assinalou o presidente.
Horn ressaltou também a importância que os espaços trarão para o atendimento, por exemplo, às mulheres vítimas de violência doméstica e aos presos em flagrante que necessitarem de orientação jurídica.
O evento contou com a participação de Diretores da Polícia Civil, gerentes, delegados regionais, advogados e representantes das OABs locais.
Por Assessoria de Comunicação