No domingo (11), a Polícia Militar Ambiental de Canoinhas, deslocou-se até a localidade de Rio Vermelho, interior do município de Itaiópolis/SC, em continuidade no atendimento da Operação Continuada Mata Atlântica em Pé.
Durante a fiscalização foi constatado supressão de vegetação nativa de espécies diversas, onde também foram danificadas espécies ameaçadas de extinção, como Pinheiro Brasileiro e Imbuia, no local do dano também foram encontradas madeiras serradas dessas espécies.
A polícia trabalha nessa operação desde o ano de 2018, onde os possíveis desflorestamentos são observados por imagens de satélite, fornecidos pelo SOS Mata Atlântica.
Ao receber os alertas, uma equipe técnica em geoinformação, realiza a análise pelo sistema de computador, depois é realizada a fiscalização no local da denúncia, com apoio da tecnologia “DRONE” é realizado o levantamento e mapeamento da área.
Se confirmada a infração ambiental, os responsáveis responderão na esfera administrativa e penal pelo crime ambiental, além de ter a área embargada, visando a recuperação do dano ambiental constatado.
O objetivo é manter a fiscalização em prol da preservação da Mata Atlântica.
Por Polícia Militar Ambiental