Famílias estão descobrindo descendência luxemburguesa e obtendo a cidadania dupla. Veja como descobrir a sua!
Você ou alguém da sua família possui o sobrenome Bley, Grein, Stresser ou Kraus? Se sim, você pode ter direito à cidadania européia! Há alguns anos Luxemburgo flexibilizou a sua política de imigração e passou a facilitar a obtenção de cidadania luxemburguesa a pessoas que tenham descendência daquele país – mas muitas nem imaginam isso.
Para descobrir, basta criar a sua árvore genealógica. “Só em Rio Negro e Mafra estima-se que haja aproximadamente 5 mil descendentes luxemburgueses. Os pioneiros que aqui chegaram são Nicolau Bley, Peter Grein, João Stresser e Francisco Kraus”, destacam Cícero Bley e Aroldo Bley, dupla de primos que é bisneta de Nicolau Bley Neto e dirige a Câmara de Comércio Brasil Luxemburgo do Paraná, sediada em Curitiba.
Ambos estiveram em RioMafra nos últimos dias e concederam uma entrevista para a Tribuna da Fronteira, na qual destacaram os projetos para as cidades-irmãs que são um berço da imigração luxemburguesa no Sul do Brasil. Saiba mais a a seguir!
Cidadania
Após verificar a ascendência luxemburguesa, as pessoas que têm o interesse em requerer a cidadania européia podem entrar em contato com a rio-negrense Flávia Bley, residente em Luxemburgo, que se dispõe repassar as devidas informações. O e-mail para contato é flaviabley@gmail.com
Parque Bley em Rio Negro
Em novembro, mês de aniversário de Rio Negro, será lançada a pedra fundamental do Parque Bley, espaço localizado na Vila Paraná que vem sendo projetado para resgatar a memória histórica da imigração na cidade.
A área totaliza 8.700 m2 e abriga árvores nativas e ruínas da antiga usina hidrelétrica que foi construída por Nicolau Bley Neto, que serão restauradas na medida do possível. O local contará ainda com o “Memorial Luxemburgo”.
A criação do parque tem o apoio da Prefeitura Municipal de Rio Negro. Ele será incorporado ao patrimônio social, cultural e turístico da cidade, onde ainda a comunidade que poderá usufruir de vários atrativos.
Usina

Por muitos anos, às margens do rio Negro, esteve em operação a primeira usina da região, capacitada pelo empreendedor Nicolau Bley Neto.
Com o passar dos anos, a geração dessa energia passou para a hidrelétrica no Rio São Lourenço, no interior de Mafra. Por tal razão, essa área remanescente passou para o uso da comunidade, sendo denominada de Parque Bley.
Saiba mais
No dia 23 de junho celebra-se a Festa Nacional Luxemburguesa – Dia de Luxemburgo, e com o objetivo de dar ênfase à comemoração uma equipe da Câmara de Comércio Brasil Luxemburgo do Paraná vai realizar uma transmissão ao vivo pelas redes sociais.
Por Hebe Sartori e Millena Sartori/Tribuna da Fronteira