terça-feira, junho 18, 2024
InícioDestaqueObras do Parque do Passo serão retomadas nos próximos dias; veja como...

Obras do Parque do Passo serão retomadas nos próximos dias; veja como ficará

- Advertisement -

A Prefeitura de Mafra assina na próxima semana a ordem de serviço para a retomada das obras do Parque do Passo. A construção chegou a ser iniciada anteriormente, mas a empresa contratada para executar os serviços abandonou os trabalhos, de acordo com a Prefeitura.

Outro processo licitatório (Tomada de Preços 14/2020) foi feito e no dia 18 de setembro a única participante – Compact Construtora, de Rio Negrinho – foi declarada vencedora e foi afixado o valor de R$ 518,58 mil para a realização das obras.

Em contato com a reportagem da Tribuna da Fronteira, a administração municipal informou que o termo de adjudicação (última fase do processo de licitação) estava previsto para ser assinado nesta sexta-feira (25) e a ordem de serviço no decorrer da próxima semana. “Normalmente após a assinatura as obras iniciam logo em seguida. Na assinatura das obras do asfalto do São Lourenço o início se deu no mesmo dia da assinatura”, exemplificou a assessoria de imprensa.

Nesta fase a empresa tem o prazo de seis meses – portanto, até o final de março – para executar a revitalização parcial das calçadas, a ciclovia e as praças na Rua Capitão João Braz e na Rua Alípio Siqueira.

Projeção do projeto do Parque do Passo

Projeto do Parque do Passo

O projeto prevê a construção de três praças, pórtico de entrada, passeio (calçadas), rampas de acessibilidade, faixas elevadas, sinalizações verticais e horizontais e ciclovia que, na primeira etapa, deve contar com 1,4 km de extensão, chegando até a rua José Frosch.

“O objetivo é revitalizar e requalificar as calçadas deterioradas e as não executadas, com intervenções no piso, atendendo a normas de acessibilidade atual NBR 9050/2015, melhorar o paisagismo existente, com a inserção de jardins e praças, melhoria e adequação do mobiliário urbano através de placas de sinalização; melhoria no trânsito a fim de reduzir a velocidade através da diminuição da largura da pista de rolamento com avanços de proteção e faixas elevadas, priorizando o pedestre; bem como a inserção de ciclovia”, cita o projeto.

Riqueza ambiental

O futuro parque encontra-se em uma reserva florestal que conta com aproximadamente 500 mil m², que ligam o centro da cidade ao bairro Restinga. De acordo com o Instituto do Meio Ambiente (IMA), por meio de pesquisas e levantamentos realizados por estudantes, principalmente da Universidade do Contestado (UnC), ficou comprovada a biodiversidade animal e vegetal da região.

Entre as cerca de 70 árvores nativas identificadas destacam-se araucárias, xaxins e outras espécies características da Mata Atlântica; em relação aos mamíferos verificou-se a existência de gambás, cutias, pacas, serelepes, ratos e até cervídeos. Das aves foram registradas, por meio dos estudos, 93 espécies. Outro aspecto levado em consideração para a criação do Parque é a presença de nascentes que formam o Rio Bandeira.

Foto: IMA

 

Vídeo explicativo com imagens do local

No dia 5 de agosto a Prefeitura de Mafra publicou um vídeo no qual a secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Débora K. Schossig, esclarece porque as obras foram paralisadas e mostra imagens aéreas e projeções do Parque do Passo. Assista:

https://www.facebook.com/416025208471494/videos/223840845538828

 

Por Millena Sartori/Tribuna da Fronteira

Últimas Notícias