O município de Rio Negro é destaque em importantes avaliações da educação, como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). A atual nota de 7,5 faz com que Rio Negro seja o terceiro colocado no Estado do Paraná entre os municípios que possuem de 30 a 100 mil habitantes.
Rio Negro também é destaque no índice de alfabetização, cujo indicador de 85,2% é destaque no Paraná, sendo o primeiro colocado entre os municípios que possuem de 30 a 100 mil habitantes.
A educação municipal de Rio Negro também conquistou recentemente o Selo Ouro em uma importante avaliação do Ministério da Educação (MEC), que divulgou o resultado do Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização 2024.
Os bons resultados são frutos das iniciativas eficazes que são desenvolvidas na alfabetização infantil. Em Rio Negro, programas inovadores e metodologias inclusivas são implementadas para garantir que cada criança tenha acesso a uma educação de qualidade desde os primeiros anos.
Desde 2018 a Secretaria Municipal de Educação aplica, por exemplo, o Resposta à Intervenção (RTI), que é uma ferramenta que gera o desenvolvimento integral dos alunos e fortalece a equidade no ambiente escolar.
O método fonovisuoarticulatório, multissensorial e sinestésico chamado Boquinhas também é aplicado para os alunos do 1º ano. Estes métodos ajudam a garantir que todos os alunos tenham a oportunidade de alcançar seu potencial máximo.
Além disso, o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada também é aplicado na educação infantil e fundamental.
No início deste mês a Secretaria de Estado da Educação do Paraná realizou um encontro técnico com secretários municipais de educação de todo o estado, para apresentar os resultados da alfabetização de estudantes do ensino fundamental, aferidos pela Prova Paraná Mais. Na ocasião o município de Rio Negro foi elogiado pelos bons índices alcançados.