O forte volume de chuvas das últimas semanas deixou a Defesa Civil de Rio Negro em alerta em relação ao rio que possui o mesmo nome da cidade paranaense.
Apesar de hoje (25) o nível do rio começar a baixar, diminuindo 23 cm das 6 horas às 18 horas, a Defesa Civil informa que segue em alerta.
A avenida Rio de Janeiro, que beira o rio Negro, é um exemplo de local que estava com o nível de água mais alto no final de semana e nesta segunda-feira registra uma leve baixa, conforme pode ser verificado nas fotos que foram tiradas às 19h desta segunda (25).
Preparativos
Em entrevista concedida à reportagem da Tribuna da Fronteira na última sexta-feira (22) (confira o vídeo abaixo) o coordenador Nelson Patrício Furtado e o subcoordenador Daniel Teixeira da Cruz destacaram que trabalham com a previsão de uma nova enchente em Rio Negro.
“Os preparativos já foram feitos, estão sendo tomadas todas as medidas cabíveis possíveis para que a gente possa recolher as pessoas ribeirinhas que serão atingidas se houver enchente”,
Segundo o coordenador da Defesa Civil, devido à pandemia e a necessidade de distanciamento social, diferentemente de outras operações frente a enchentes agora o órgão se prepara para a dividir a população atingida em diversos locais.
Conforme lembra, antigamente a maioria das pessoas utilizava o ginásio localizado em frete ao 5º RCC como abrigo, mas agora o plano estende-se a ginásios de escolas e associações de moradores.