Levantamento do TCE-PR aponta que apenas seis dos 19 municípios da região estão classificados como estruturados; Piraí do Sul, atingido por tornado no fim de semana, está em situação intermediária
A maioria dos municípios da região dos Campos Gerais, no Paraná, apresenta estrutura considerada frágil para o enfrentamento de desastres climáticos. O cenário foi apontado pela última avaliação do Programa de Avaliação de Contas Municipais de Governo (Progov), do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), divulgada nesta quarta-feira (12).
De acordo com o levantamento, apenas seis dos 19 municípios da região, o equivalente a 32%, apresentam nível considerado estruturado para enfrentar eventos climáticos extremos. Entre os municípios avaliados está Piraí do Sul, atingido por um tornado no último fim de semana.
Os municípios classificados como estruturados são Carambeí, Palmeira, Porto Amazonas, Reserva, Arapoti e Telêmaco Borba.
Outros sete municípios, incluindo Piraí do Sul, estão em uma faixa intermediária de preparação, enquanto seis foram classificados em situação crítica.
Entre os casos mais preocupantes estão Imbaú, que não pontuou nos critérios avaliados pelo Progov, e Ipiranga, que atende apenas 10% dos itens analisados.
Pontos considerados frágeis
Segundo o levantamento, os principais problemas da região estão justamente relacionados à capacidade de resposta imediata diante de eventos como tornados e outras ocorrências climáticas severas.
Apenas dois municípios possuem gerador elétrico próprio, quatro realizaram simulados de alerta no ano de referência e somente dois contam com um plano formalizado de recuperação pós-desastre.
A avaliação também considera aspectos como sistemas de alerta, mobilidade em áreas rurais, energia de emergência, planos de contingência, mapeamento de áreas de risco, drenagem, saneamento e estrutura para atendimento à população atingida.
Piraí do Sul
Em Piraí do Sul, município atingido pelo tornado no último fim de semana, a ficha municipal analisada pelo Progov não registra sistema próprio de alerta, estação meteorológica, veículo para atendimento em áreas remotas ou gerador elétrico.
Segundo o TCE-PR, essas lacunas estão relacionadas a pontos que podem comprometer a capacidade de resposta durante situações de emergência, como as provocadas pelo tornado que atingiu o município recentemente.
Avaliação dos municípios
O Progov foi criado pelo Tribunal de Contas do Estado do Paraná para ampliar a análise das contas municipais, incorporando à avaliação aspectos relacionados à atuação dos governos e à eficácia dos serviços públicos, além dos dados financeiros tradicionais.
Na área ambiental, o programa reúne cerca de 2 mil servidores públicos municipais e aborda mais de uma centena de questões relacionadas à defesa civil, planejamento urbano, drenagem, saneamento, resíduos sólidos e adaptação às mudanças climáticas.
Os questionários avaliam, entre outros pontos, a existência de planos de contingência, mapeamento de áreas de risco, sistemas de alerta, programas de limpeza de bueiros e estruturas destinadas ao atendimento de pessoas atingidas por desastres.
De acordo com o TCE-PR, os questionários são discutidos previamente em projetos-piloto, enquanto oficinas e encontros promovem a aproximação entre técnicos municipais e equipes do Tribunal de Contas. Somente neste ano, foram realizadas cerca de 100 oficinas em diferentes regiões do Paraná.
As respostas fornecidas pelos municípios são públicas e podem ser consultadas no site do TCE-PR, permitindo que a população compare as informações oficiais com a realidade de cada município.
Uma nova avaliação da situação dos municípios está prevista para novembro.
Confira abaixo a situação de cada município dos Campos Gerais avaliado pelo Progov.









