sábado, outubro 17, 2026
InícioDestaqueMafra reforça vacinação contra a gripe e alerta para baixa cobertura entre...

Mafra reforça vacinação contra a gripe e alerta para baixa cobertura entre grupos prioritários

- Advertisement -

Município alcançou pouco mais de 54% da meta estabelecida pelo Ministério da Saúde; vacina está disponível para toda a população a partir dos seis meses de idade

A Prefeitura de Mafra, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, reforçou o chamado para que a população procure as unidades de saúde e se vacine contra a Influenza. Apesar do avanço da campanha, a cobertura vacinal entre os grupos prioritários ainda está distante da meta de 90% estabelecida pelo Ministério da Saúde.

Conforme atualização divulgada nesta quinta-feira (9), a cobertura geral entre os grupos prioritários é de 54,03%. Entre os idosos, o índice é de 54,14%; entre as crianças de seis meses a menores de seis anos, 50,39%; e entre as gestantes, 78,32%.

Até o momento, foram aplicadas 7.950 doses nos grupos prioritários, que somam uma população-alvo de 14.715 pessoas.

A Secretaria de Saúde destaca que a vacinação é a forma mais eficaz de prevenir casos graves da doença, internações e mortes causadas pelo vírus da Influenza, especialmente durante o inverno, período de maior circulação de vírus respiratórios. Além da proteção individual, a imunização contribui para reduzir a transmissão da doença e preservar a capacidade de atendimento dos serviços de saúde.

Vacinação liberada para toda a população

A vacina contra a gripe está disponível para todas as pessoas com seis meses de idade ou mais. Para receber a dose, basta comparecer a uma Unidade Básica de Saúde (UBS) ou Estratégia Saúde da Família (ESF), apresentando um documento de identificação e, se possível, a carteira de vacinação.

Salas de vacinação

A imunização está disponível nas seguintes unidades:

  • ESF Jardim América
  • ESF Vila Nova
  • ESF CAIC (Vila das Flores)
  • ESF Espigão do Bugre I e II
  • ESF Central
  • ESF Faxinal
  • ESF São Lourenço
  • ESF Vista Alegre
  • ESF Bela Vista do Sul
  • ESF Osvaldo Sampaio

A Secretaria informa que a sala de vacinação da ESF Restinga I e II permanece temporariamente fechada devido às obras na estrutura da unidade. A orientação é que os moradores procurem a unidade de saúde mais próxima para receber a vacina.

A Prefeitura reforça que a vacinação é gratuita e representa uma das principais medidas para proteger a população contra as complicações causadas pela gripe.

a

Últimas Notícias