sábado, abril 20, 2024
InícioDestaqueMafra tem o 5º menor índice brasileiro de mortes por covid-19 entre...

Mafra tem o 5º menor índice brasileiro de mortes por covid-19 entre cidades com mais de 50 mil habitantes

- Advertisement -

O Brasil possui, segundo o IBGE, 677 cidades com mais de 50.000 habitantes. Dentro deste total, Mafra é uma das que mais se destaca no combate à Covid-19, apresentando a 5ª menor taxa de óbitos acumulados desde o início da pandemia. Este número é proveniente da base de dados do Ministério da Saúde, atualizada até ontem (14/10) e disponível em susanalitico.saude.gov.br.

O Ministério também estabelece esta mesma média para os estados, sendo que Santa Catarina apresenta uma média de 41 óbitos por 100 mil habitantes, e também para o Brasil, que tem uma média de 71 óbitos por 100 mil habitantes. Estes números mostram o quanto a taxa de óbitos de Mafra é inferior às médias estadual e nacional.

Para a Prefeitura de Mafra, este desempenho do município é fruto de uma combinação de esforços. “Por um lado, o trabalho da administração municipal, por meio da Secretaria de Saúde, que trouxe, desde o início, ações preventivas, de busca precoce e de tratamento, com destaque para o comprometimento dos profissionais de saúde que atuam em Mafra. Por outro lado, o empenho da iniciativa privada, que trouxe doações e contribuiu para garantir a segurança e a prevenção desta doença. E, por fim, a fundamental participação da população mafrense, que adotou em seu dia a dia os protocolos sanitários de segurança como o uso de máscaras, a higienização das mãos e distanciamento social”, destaca a administração municipal.

A imagem é da Prefeitura de Mafra, mas os dados foram conferidos na plataforma nacional pela Tribuna da Fronteira

Entenda a conta

Para estabelecer um comparativo entre cidades de populações diferentes, o Ministério da Saúde calcula o número de óbitos por 100 mil habitantes, obtendo assim, um índice padrão que vale para relacionar quaisquer cidades. Aqui, consideramos apenas os municípios com mais de 50 mil habitantes para equalizar os resultados.

Números de Mafra

Confira, a seguir, os números da doença na cidade atualizados até ontem (14), mesmo dia que possui os dados do Ministério da Saúde atualizados. Dúvidas sobre o coronavírus podem ser tiradas ligando ou mandando uma mensagem via WhatsApp para a Sala de Informações COVID-19 Mafra, das  7h às 19 horas, de segunda a sexta, pelo número (47) 98455-9632.

 

Da redação com informações da assessoria

Últimas Notícias