quarta-feira, maio 1, 2024
InícioAgriculturaMafra capacita agricultores para trabalhar com vendas públicas e privadas

Mafra capacita agricultores para trabalhar com vendas públicas e privadas

- Advertisement -

A intenção é profissionalizar a agricultura familiar e oportunizar novos negócios

A profissionalização dos produtores familiares de Mafra é a missão do Executivo municipal, visando torná-los empreendedores. Para tanto, foi realizada na manhã de quarta-feira, dia 1º de dezembro, da apresentação pela Solução ELO, do projeto “Agricultura Familiar: Compras Públicas e Privadas”, realizada no auditório do Cedup.

A abertura do evento contou com a presença do prefeito Emerson Maas, que conversou com os produtores sobre a importância de se tornarem empreendedores.  Disse ser uma alegria iniciar o trabalho de fortalecimento da agricultura familiar de Mafra, nesse projeto que faz parte do Programa Cidade Empreendedora, que o município vem desenvolvendo em parceria com o SEBRAE.  “Esse é o início de um trabalho que a Secretaria de Agricultura desenvolverá como forma de fomentar e fortalecer o setor, em especial a agricultura familiar”, declarou. Destacou ainda que, a partir dessas capacitações, vislumbra a industrialização dos nossos produtores.

Missão é a profissionalização

O secretário municipal de Agricultura, Leonardo Navarro Cotrim, destacou que esse é o primeiro passo para transformar o agricultor familiar em empreendedor, o que demonstra o interesse do Executivo em apoiar o setor. “Nossa missão é formar um ambiente para que os produtores sejam mais profissionais e agreguem valor à atividade, aumentando consequentemente o faturamento”, afirmou.  Ele destacou ainda que os produtores não estão sozinhos  e que esse dia 1º de dezembro será um divisor de águas no papel da agricultura em promover o desenvolvimento da agricultura local.

O Coordenador Geral da Solução Elo, engenheiro agrônomo Alexandre de Ávila Leripio, falou da tarefa de apoiar o agricultor familiar e “colocar mais um tijolo nessa grande construção que vem sendo feita em Mafra”. A palestra versou sobre o alinhamento da produção agrícola familiar e o consumo de alimentos em um mesmo território. A Solução ELO faz parte do Programa Cidade Empreendedora, parceria entre a Prefeitura de Mafra e o Sebrae/SC.

Suporte

Ele fez a apresentação do projeto que tem como objetivo identificar e capacitar agricultores familiares com potencial de atendimento da demanda local de compradores públicos e privados.  Posteriormente os técnicos do ELO ajudarão a definir os compradores-alvo, assim como na gestão de custos e na formação de preço dos produtos, de forma que cada venda realizada para os diferentes canais de comercialização seja justa para todas as partes.

 

Por Assessoria de Comunicação

Últimas Notícias