Sessão marcou a posse de novos parlamentares e a eleição da Mesa Diretora 2025
Na manhã desta terça-feira, 2, a Câmara Municipal de Rio Negro sediou a 1ª Sessão Ordinária do Parlamento Jovem, programa promovido pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) em parceria com a Secretaria de Estado da Educação e executado localmente pela própria Câmara, que disponibiliza estrutura, equipe e suporte legislativo completo aos jovens participantes.
A sessão, iniciada às 9h30 no Plenário da Câmara, contou com a presença dos vereadores jovens eleitos, todos estudantes do Colégio Estadual Cívico-Militar Dr. Ovande do Amaral. Sob a condução da Mesa Diretora provisória, com Tiffany Kaszpczak sendo presidente da sessão, ao lado de Manuella de Lima, 1ª secretária.
Os jovens iniciaram os trabalhos conforme previsto no Regimento Interno do programa, com abertura solene, leitura da Bíblia pelo vereador jovem João Paulo Elias, e, em seguida, a posse oficial de três parlamentares que ainda não haviam assumido seus mandatos: Eduardo Kennedy, Nicolas Pereira Stoeberl e Saulo Lemes.
Outro destaque foi a eleição da Mesa Diretora, que irá conduzir os trabalhos legislativos do Parlamento Jovem até dezembro de 2025. Duas chapas disputaram a eleição, com a seguinte composição: Chapa 01 – Juventude: Presidente: Nicolas, Vice-presidente: Tiffany, 1º Secretário: João e 2º Secretário: Eduardo e Chapa 02: Presidente: Vitor, Vice-presidente: Pietro, 1ª Secretária: Manuella e 2º Secretário: Gabriel.
A chapa 02 foi a vencedora da eleição e assumiu imediatamente a condução dos trabalhos da sessão, sob a presidência do vereador jovem Vitor Rafael Affonso Cordeiro. A mesa foi composta ainda por Pietro Antonio dos Santos Long (vice-presidente), Manuella de Lima (1ª secretária) e Gabriel Pereira Schewingert (2º secretário).
A sessão também contou com o recebimento de correspondência oficial da Escola Judiciária Eleitoral do Paraná, agradecendo o convite para a posse dos jovens vereadores e parabenizando a iniciativa local de fortalecer a participação democrática entre os jovens e a primeira atividade formativa sobre estrutura e a elaboração de indicações, coordenada pelos servidores do legislativo.
O calendário do Parlamento Jovem será composto por seis reuniões ordinárias, programadas para as datas de 05/08, 03/11, 01/10, 05/11 e 03/12, quartas-feiras, às 9h30.