sábado, abril 13, 2024
InícioDestaqueIndústria puxa geração de empregos em RioMafra, que soma 80 novas vagas...

Indústria puxa geração de empregos em RioMafra, que soma 80 novas vagas neste ano

- Advertisement -

As cidades de Rio Negro e Mafra somam, juntas, oitenta novas vagas de emprego com carteira assinada criadas ao decorrer de 2020. O dado foi retirado do banco de dados do Ministério da Economia, que nesta quarta-feira (30) foi atualizado com os dados de agosto, e calculado subtraindo as demissões das contratações – ou seja, desconsiderando as trocas de funcionários.

Apesar de o resultado ser positivo, principalmente considerando as dificuldades econômicas geradas pela pandemia do novo coronavírus, ele é mais de cinco vezes menor que o obtido no mesmo período do ano passado: de janeiro a agosto de 2019 RioMafra havia somado 450 novas vagas de trabalho formal.

Considerando o resultado por atividade econômica, a que mais contratou em RioMafra em 2020 foi a indústria, que abriu 333 novas vagas – o setor, inclusive, é o único que registrou saldo positivo. Mais demitiram do que admitiram (e, portanto, extinguiram oportunidades) a construção civil (-14), os serviços (-37), o comércio (-82) e a agropecuária (-120).

Agosto

Isoladamente o mês de agosto foi positivo para Mafra (+117 vagas) e negativo para Rio Negro (-125 vagas), tornando o saldo de RioMafra negativo, com a extinção de 12 empregos. No total das cidades-irmãs tiveram resultados negativos os serviços (-12) e a agropecuária (-10). O comércio somou 1 vaga, a construção civil 7 e a indústria 6 (sendo as -138 vagas de Rio Negro neutralizadas pelas +144 vagas de Mafra).

 

Por Millena Sartori/Tribuna da Fronteira

Últimas Notícias