segunda-feira, agosto 8, 2022
InícioRiomafraHospital de Mafra tira 'pedras' nos rins com procedimento tecnológico

Hospital de Mafra tira ‘pedras’ nos rins com procedimento tecnológico

O mesmo procedimento pode ser usado em pacientes com tumores na vesícula biliar

- Advertisement -

O procedimento de CPRE – Colangiopancreatografia Retrógrada Endoscópica significa que ao invés da cirurgia convencional que requer grandes incisões e com grandes possibilidades de complicações cirúrgicas e pós-cirúrgicas, o paciente com Coledocolitíase que é a presença de cálculos nos dutos biliares, tem a retirada dos cálculos de forma menos invasiva e bem mais segura, através deste procedimento endoscópico.

Outra indicação bem comum, são para pacientes com tumores na vesícula biliar, que através da CPRE é possível desobstruir a passagem da bile, melhorando a qualidade de vida do paciente, enquanto dá continuidade ao tratamento. O procedimento é indicado ainda para pacientes com alto risco cardíaco, impossibilitados de passar por procedimento cirúrgico.

O procedimento de CPRE realizado dentro do Hospital São Vicente de Paulo de Mafra, utilizou-se da técnica mais avançada, contando com equipamentos modernos, adquiridos recentemente pela instituição e uma equipe altamente qualificada.

Dra. Cassia Hideko Nakaya – Responsável Técnica do Serviço de Endoscopia do HSVP, conta que até o momento, este procedimento de CPRE, em Santa Catarina, era realizado apenas em grandes centros como Blumenau e Florianópolis, os quais já estão com grande lista de espera para estes atendimentos. Salienta que “Poder fazer este tipo de procedimento no HSVP, significa muito para nós profissionais, para os pacientes e também para toda a comunidade que engloba em torno de 700 mil pessoas que se beneficiam dos serviços desta casa hospitalar, pois trata-se de uma forma de procedimento minimamente invasiva promovendo um prolongamento e melhora da qualidade de vida dos pacientes.”

O hospital parabeniza toda a equipe pelo referido procedimento realizado no dia 26/06, em especial para equipe médica envolvida, Dra. Cassia Hideko Nakaya – Cirurgiã Geral/ Endoscópica Digestiva e Responsável Técnica do Serviço de Endoscopia do Hospital São Vicente de Paulo; Dra. Roberta de Oliveira Borges Cosenza, Cirurgiã Geral, Dra. Sarah Branco Ribeiro – Cirurgiã do Aparelho Digestivo/Endoscopia Digestiva e equipe de anestesiologistas.

 

Por Assessoria de Comunicação

Últimas Notícias