Neste episódio, o cardiologista, Dr. Bruno Mioto, nos dá mais informações sobre pressão alta
Você sabe se tem pressão alta ou hipertensão? Pressão alta, ou hipertensão arterial, é uma doença crônica caracterizada pelos níveis elevados da pressão sanguínea nas artérias, ela acontece quando os valores da pressão são iguais ou maiores que 140 x 90 ou 14 por 9.
A hipertensão arterial faz com que o coração tenha que exercer um esforço maior do que o normal, para fazer com que o sangue seja distribuído corretamente pelo corpo, e é um dos principais fatores de risco para a ocorrência de acidente vascular cerebral, o infarto.
O problema de pressão alta está entre um dos principais problemas de saúde pública no Brasil e no mundo. Segundo a Pesquisa Nacional de Saúde de 2013, um a cada cinco adultos relataram hipertensão, e se considerarmos pessoas acima dos 65 anos, a porcentagem chega a 60%, ou seja, três a cada cinco pessoas.
Sintomas
Em muitos casos, a pressão alta só apresenta sintomas quando a doença está avançada ou quando a pressão sobe de forma abrupta. É importante se atentar, pois a pressão alta é um dos principais fatores de risco para diversas doenças, como:
- Infarto;
- AVC (derrame);
- Insuficiência renal;
- Descolamento de retina;
- Problemas vasculares nas pernas.
Saiba que as pessoas com mais de 20 anos devem medir a pressão arterial pelo menos uma vez ao ano. Já pessoas com fatores de risco para pressão alta devem medir a pressão regularmente para ter controle.
Fatores de risco
- Genética. Os fatores genéticos podem influenciar os níveis de pressão arterial entre 30 e 50% dos casos;
- Com o envelhecimento, a pressão se torna um problema significante, resultado do endurecimento das grandes artérias. O risco de desenvolver pressão alta é maior depois dos 50 anos;
- Pessoas com sobrepeso e obesidade;
- Ingestão elevada de sal;
- Pessoas sedentárias;
- Quem consome bebidas alcoólicas.
- Tabagismo
Tratamento para pressão arterial
O objetivo geral do tratamento é não deixar a pressão passar de 14×9. Para isso, pode ser solicitado mudanças nos hábitos de vida (como alimentação saudável, abandono de vícios como álcool e tabagismo e prática de exercícios físicos) ou medicamentos para controlar. Sempre é possível controlar a pressão alta, desde que haja adesão ao tratamento solicitado.
Controlar a hipertensão é o melhor caminho para alcançar uma vida mais saudável, não deixe medir a pressão com frequência.
Para mais informações, assista ao vídeo no canal Doutor Ajuda.