terça-feira, junho 18, 2024
InícioEconomiaExportação alcança 64% da movimentação de cargas no Porto de São Francisco...

Exportação alcança 64% da movimentação de cargas no Porto de São Francisco do Sul

- Advertisement -

A movimentação de mercadorias no Porto de São Francisco do Sul chegou a 1,4 milhão de toneladas em abril, um aumento de 7% com relação ao mesmo mês do ano passado (1,3 milhão). As exportações somaram 897 mil toneladas, 64% do total. Destaque para os 13 navios que levaram 877 mil toneladas de soja para a China (cada embarcação leva, em média, 65 mil toneladas do grão).

Já as importações, no mês passado, alcançaram 498 mil toneladas, o que representa 36% da movimentação do Porto do Norte catarinense. Os produtos metalúrgicos, como bobinas de aço, lideraram com 338 mil toneladas. Em segundo lugar, estão os fertilizantes com 121 mil toneladas.

Nestes quatro primeiros meses do ano, o Porto de São Francisco movimentou 5,5 milhões de toneladas de mercadorias, superando em 10% o número do mesmo período de 2023 (5 milhões). “Mesmo com os recordes do ano passado, quando alcançamos a marca histórica de 16,8 milhões de toneladas movimentadas, 2024 está sendo um ano muito promissor”, afirma o diretor  de Administração e Finanças do Porto, Lindomar Dutra.

Os investimentos na infraestrutura portuária, segundo ele, foram fundamentais para otimizar o trabalho de carga e descarga de produtos. “Desde o ano passado foram realizadas grandes obras estruturais, como a abertura de um novo acesso ao Terminal e a revitalização da malha ferroviária interna, além da manutenção constante dos equipamentos, como os shiploaders”, destaca Dutra, ressaltando ainda o investimento de R$ 25 milhões em tecnologia, como câmeras leitoras das placas dos caminhões.

Dados gerais do Porto de São Francisco

– Maior porto em movimentação de carga de Santa Catarina

– 7º maior porto público do Brasil em movimentação de carga geral.

– Maior extensão de cais entre os portos catarinenses (1,5 km), dividido em sete berços de atracação.

– Responsável por metade de todo o aço importado pelo Brasil e por 80% da soja exportada por SC.

– Entre os cinco portos públicos do país com Certificação ISO 9001 e 14001.

Últimas Notícias