Atividade foi realizada com alunos de escola municipal de Mafra
As diferentes fases da Lua foi o tema trabalhado pela professora Gecilda Aparecida Veiga Arbigaus, da escola Escola Municipal Mário de Oliveira Goeldner.
Por meio de caixas de papelão o trabalho possibilitou aos alunos do 5º ano observar as fases da lua: crescente, cheia, minguante e nova.
A entrevista concedida pela professora, dará ao leitor uma noção do trabalho realizado e da reação dos alunos.
Confira a entrevista:
- Qual é o nome do projeto?
Professora Gecilda: As Fases da Lua.
- Quando começou?
Professora Gecilda: Iniciamos o projeto em 25 de fevereiro deste ano.
- Para alunos de que série?
Professora Gecilda: Para os alunos do 5º ano.
- Abrange quantos alunos?
Professora Gecilda: 24 alunos.
- É atrelado a alguma disciplina?
Professora Gecilda: Sim, é interdisciplinar nas disciplinas de Ciências e Geografia.
- Que valores são trabalhados no projeto?
Professora Gecilda: São trabalhados: O pensamento científico, crítico e criativo; A comunicação; A argumentação;
-O autoconhecimento e o autocuidado.
- O que se pretende ensinar com o projeto?
Professora Gecilda: Pretende ensinar as quatro fases da Lua, quanto tempo dura cada fase de acordo com a fase que ela está e também relacionar a existência das fases da Lua com o fato que ela não tem luz própria e gira em torno da terra. Que existe quatro fases da Lua e não quatro Luas.
- Como foi para você trabalhar este projeto com as crianças?
Professora Gecilda: Foi muito gratificante, ver as crianças se dedicando cada dia, cada um no seu experimento, fazendo o seu melhor, se dedicando a cada dia para que tudo desse certo. Além de aprenderem de forma lúdica, fizeram apresentações do projeto para outras turmas.
- A escola já desenvolvia o projeto ou começou este ano?
Professora Gecilda: Iniciou este ano. Começamos usando as tecnologias para pesquisar as fases da lua onde os alunos demonstraram bastante interesse no assunto estudado. Desenvolvemos o projeto em sala de aula e em casa fazendo observações da lua e suas fases. Na conclusão do projeto os alunos gostariam de organizar uma excursão para um observatório astronômico.
Por Assessoria de Comunicação