Os recursos para assistência social estão assegurados em 2020. Essa foi a garantia que o Ministério da Cidadania, através da Secretaria Nacional de Assistência Social, apresentou em reunião realizada nesta sexta-feira, 04. O encontro foi uma iniciativa da Câmara Técnica de Articulação e Monitoramento do Orçamento da Assistência Social. A secretária de Estado do Desenvolvimento Social de Santa Catarina e representante de toda região sul do Brasil no Fórum Nacional dos Secretários de Assistência Social (Fonseas), Maria Elisa da Silveira De Caro, participou do evento.
“Sobre a continuidade do repasse ordinário do orçamento deste ano de 2020, a Secretaria Nacional de Assistência Social reafirma a preservação dos repasses até o final deste mesmo ano, cumprindo 100% do previsto em orçamento. Já ocorreram repasses de cerca de R$800 milhões e deverão repassar o valor restante, aproximadamente R$500 milhões, até dezembro de 2020”, explica Maria Elisa De Caro.
Já para o cenário futuro do orçamento de 2021, houve o alerta de provável diminuição dos recursos, tendo em vista o corte de gastos previstos para os órgãos do Governo Federal, entre os quais o Ministério da Cidadania. Para pensar em soluções diante desse quadro, foram debatidas também no encontro as estratégias para recomposição do orçamento e o futuro do financiamento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).
Por Assessoria de Comunicação