Durante o ano todo, diversas ações foram realizadas em Rio Negro para o combate à Dengue. Equipes da saúde, meio ambiente e da Defesa Civil realizaram várias visitas técnicas em diversos locais com foco na prevenção. Nas unidades escolares os alunos também aprenderam desde cedo sobre a importância da prevenção.
Mas a população também pode fazer a sua parte durante todo o ano. Prevenir é a melhor forma de evitar a Dengue, além da Zika e Chikungunya, que também são transmitidas pelo mesmo mosquito, principalmente durante o verão.
Além de manter os cuidados, todo cidadão que souber de algum local que não esteja observando as orientações de prevenção pode fazer uma denúncia à Vigilância em Saúde de Rio Negro através do aplicativo GeoCidadão, que está disponível nas plataformas iOS e Android. A plataforma permite realizar a abertura, tramitação e acompanhamento das solicitações enviadas pelos cidadãos.
A maior parte dos focos do mosquito está nos domicílios, por isso algumas ações dos cidadãos são importantes no enfrentamento à doença:
- Não deixar água parada, eliminando os locais onde o mosquito nasce e se desenvolve, evitando desta forma a procriação.
- Não acumular água em pratos de vasos de plantas. Colocar areia fina até a borda do pratinho.
- Não juntar vasilhas e utensílios que possam acumular água (tampinha de garrafa, casca de ovo, latinha, embalagem plástica e de vidro, copo descartável) e guardar garrafas vazias de cabeça para baixo.
- Entregar pneus velhos ao serviço de limpeza urbana. Caso precise mantê-los, guarde em local coberto.
- Deixar a tampa do vaso sanitário sempre fechada.
- Limpar frequentemente as calhas e a laje das casas.
- Manter a água da piscina sempre tratada com cloro e limpar uma vez por semana.
- Preservar o quintal limpo, recolhendo o lixo e detritos em volta das casas.
- Não jogar lixo em terrenos baldios, construções e praças.
- Permitir sempre o acesso do agente de combate a endemias em sua residência ou estabelecimento comercial.