sexta-feira, maio 17, 2024
InícioDestaqueConheça a contadora de histórias de RioMafra que foi homenageada em Brasília

Conheça a contadora de histórias de RioMafra que foi homenageada em Brasília

- Advertisement -

Morjana Pereira Alves é funcionária pública há 22 anos. Riomafrense de nascença e moradia, a profissional de Educação Infantil trabalha no Centro de Educação Municipal (CEM) Beija-Flor, na Vila das Flores, em Mafra, há 18 anos – e há 10 apaixonou-se por uma atividade especifica dentro da área: a contação de histórias.

O talento e profissionalismo a levou a obter reconhecimento em âmbito nacional: recentemente, ela foi homenageada em Brasília pelo seu projeto “Contar e Encantar”, que, nas suas palavras, “traz um mundo de histórias, personagens e imaginação a crianças de todas as idades da nossa bela Santa Catarina”.

“Recebi a carta convite em janeiro de 2023 e foi uma explosão de sentimentos e alegria, pois já tenho 10 anos como contadora de histórias em Mafra e região, uma homenagem  cheia de amor e gratidão. Fiquei extremamente agradecida pelo reconhecimento”, contou ela à reportagem da Tribuna da Fronteira, explicando que não houve concurso ou etapas: a homenagem foi pelo projeto como um todo.

“Meu projeto ficou conhecido porque participo de livros, grupos de contadores de todo o Brasil. Sou coautora de dois livros, um lançado na Bahia e outro em Uberlândia [MG]”, lembrou, destacando que trabalha com elementos como fantoches e fantasias.

Avó de um menino de 3 anos, filho do seu filho único, em Mafra Morjana trabalha com crianças de 4 meses a 4 anos.

“A contação de histórias para as crianças é extremamente importante: além de estimular o prazer pela leitura, resulta em resoluções de problemas, aprendizados e muita criatividade”, avalia ela, que incentiva todo mundo a não desistir dos seus sonhos.

“Além de você conquistar seu sonho, você será seu sonho realizado”, finaliza a profissional.

A contadora de histórias pode ser encontrada nas redes sociais pelo Facebook Morjana Pereira Alves, Instagram @morjanamor8 e página Projeto Contar e Encantar, também no Facebook.

No ano passado a TF já publicou uma entrevista com Morjana. Relembre neste link: Profissional de Mafra se torna ‘contadora de histórias’ em escolas públicas.

O prêmio

Conforme explica a riomafrense, desde 2010 a Associação Amigos das Histórias homenageia os contadores de histórias do Brasil e de outros países numa iniciativa com apoio da deputada federal Erika Kokay (PT-DF). 

“A 13ª edição teve seu ponto alto de 16 a 20 de março, na chácara Jequitibá e no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília,onde foram  entregues os certificados de homenagem aos contadores de histórias do DF e todos os estados do Brasil. Eu era a única representante de SC”, conta ela.

Outra etapa das  comemorações ocorreu  numa chácara em Brazlândia-DF, onde se reuniram 110 contadores de histórias brasileiros e estrangeiros em oficinas de formação continuada, saraus de histórias, rodas de saberes e em momentos de encontros e reencontros com saberes ancestrais que originaram a profissão dos contadores de histórias”, complementa.

Da Redação

Últimas Notícias