Pelo segundo ano consecutivo a Cervejaria Lothbrok teve um rótulo eleito como o melhor da sua categoria no maior concurso da América Latina
Você já tomou alguma cerveja mafrense? Nos últimos anos a produção da bebida vem se desenvolvendo na cidade, que já conta com alguns dos melhores rótulos do país dentro das suas categorias – e quem afirma isso são os jurados internacionais do Concurso Brasileiro de Cervejas, que neste ano chegou à sua 10ª edição e teve entre as duas premiadas a cervejaria Lothbrok.
A premiação é realizada anualmente em Blumenau e é considerada a maior do ramo na América Latina. Neste ano 3.635 rótulos disputaram o pódio, 15% a mais do que no ano passado. No total, foram 537 cervejarias, uma alta de 26% na concorrência. A disputa se dividiu em cerca de 150 categorias e a cervejaria mafrense foi destaque em duas: Australian-Style Pale Ale e Herb and Spice Beer e American.
Legítima
A premiação é feita por medalhas, de ouro, prata e bronze, e, para conquistá-las, a cerveja deve alcançar determinada pontuação. A avaliação é feita por um grupo composto por mais de 100 jurados de 21 países.
Em algumas categorias não são preenchidas as três colocações porque a quantidade mínima de pontos não foi atingida; é o caso do estilo em que a Lothbrok foi premiada como Ouro – o que indica que o rótulo é o melhor do Brasil e, junto ao premiado com medalha de Prata, o único genuíno do estilo em todo o país, já que não houve medalha de Bronze na categoria.
A lista completa das cervejas premiadas pode ser conferida neste link.
- Concurso Brasileiro de Cervejas anuncia as premiadas de 2022
- Oktoberfest 2022 acontecerá entre 5 e 23 de outubro, em Blumenau
Rótulos mafrenses
A cervejaria Lothbrok recebeu duas medalhas no 10º Concurso Brasileiro de Cervejas: Bronze na categoria Herb and Spice Beer com a cerveja “Dark Necessities” e Ouro na categoria Australian-Style Pale Ale com a cerveja “Hop Barrel” – esta última, que também já havia recebido o mesmo primeiro lugar no ano passado.
Daniel Bettio, mestre-cervejeiro da marca, conta que entre os diferenciais dos rótulos estão os ingredientes: todos são importados. “Na Hop Barrel utilizamos apenas insumos australianos. Produzimos ela há um ano e meio e já é a sua segunda medalha de ouro”, lembra ele.
“Já a Dark Necessities, uma Russian Imperial Stout, é colaborativa junto com a Cervejaria Terraço. Ela foi feita apenas uma vez e é uma cerveja de guarda”, destaca ele sobre a criação que tem entre os seus insumos os sabores de coco queimado, baunilha e carvalho.
Cervejaria Lothbrok
A cervejaria Lothbrok foi criada em 2019. Atualmente ela possui como sócios Romualdo Pietrovski, Guilherme Pietrovski e Daniel Bettio – este último o mestre cervejeiro, que chegou a Mafra em 2010 vindo de Florianópolis.
Mais de 20 rótulos já foram produzidos pela marca, que os disponibiliza conforme as épocas do ano e os estilos que mais combinam com cada uma delas.
A cervejaria tem uma produção mensal de cerca de 20 mil litros e, além das medalhas obtidas no Concurso Brasileiro de Cervejas de 2022, também obteve duas na edição de 2021: Ouro na categoria Australian-Style Pale Ale e Prata em Double Hazy IPA.
Por Millena Sartori/Tribuna da Fronteira