terça-feira, setembro 17, 2024
InícioBlog Além do CâncerBlog Além do Câncer: Carta para mim mesma

Blog Além do Câncer: Carta para mim mesma

- Advertisement -

Cara Barbara do passado (e do futuro),

Esse ano você se preocupou muito. Teu ano começou super agitado, tuas expectativas eram altas e você sonhava muito com um dia especial. E aí tudo desandou. Você começou a se preocupar com saúde, e nem imaginava que isso te levaria ao que hoje é sua vida.

Usar máscaras, não tocar em nada, medo de sair, medo de se contaminar. O isolamento adiou todos os teus planos e você se viu perdida, no limbo. (quem não?)

Escrevo pra você do passado e pra você do futuro. Para que você lembre e não deixe passar os detalhes desse ano tão doido e tão sofrido pra você. A gente sabe como foi difícil e mesmo assim você tá aí, lendo de um futuro bem distante (eu espero).

Era pra este, ser o ano de ouro, aquele que todo mundo quer ter, com uma porção de conquistas e sucesso. E apesar de que no começo você não acreditava que algo mais poderia dar certo, não é que deu? Você conquistou tanta coisa! Quem que vira mestranda no meio da quimioterapia? Você é doida!

E, sabe, lá no fundo você sabia que era capaz. Porque quando você quer nem um furacão te para. A eu do presente agradeço por sentir a sua determinação desde o dia 1 do diagnóstico. Você me proporcionou que eu estivesse aqui lembrando de tudo e ficando muito orgulhosa dessa trajetória toda. Eu fico feliz que você não deixou que esses acontecimentos todos mexessem tanto com a gente a ponto de nos paralisar. A ponto de que a eu de hoje não pudesse estar vivendo as histórias que estou.

Minha dica daqui pra frente é: Seja carinhosa com você mesma, respeite o teu tempo. Escute o teu corpo. Você sabe que fazer isso não te levou a descobrir um câncer, mas sim a descobrir a possibilidade de sentir muito mais, de viver. A gente ainda é constantemente lembrada que não controlamos tudo – na verdade, quase nada. E não faz mal, se liberta desse controle e presta atenção no que você quer e pode fazer!

2020 foi o ano do início do seu processo, em busca da sua cura. O ano que está chegando logo mais vai ser a extensão disso, e você vai poder se aproximar dos seus objetivos, e vai poder voltar para o que você quiser.

Minha meta 1 para a eu do futuro, é receber alta. Quero honrar o caminho que a gente passou até aqui. Honrar e cuidar desse corpo que é tudo pra gente, e que precisou tanto do nosso carinho. Obrigada pela trajetória até aqui, que o nosso próximo ano tenha muito mais.

Com todo amor,

Barbara

*Este relato integra o projeto “Além do Câncer”, no qual a Barbara Popadiuk conta histórias, reflexões e desabafos de uma garota de 22 anos com câncer de mama. Barbara nasceu em Rio Negro, mas cresceu na Vila Nova, em Mafra. Ela é jornalista, formada pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e mestranda em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Últimas Notícias