Durante o IV Festival de Inverno, Mafra também sediou um dos mais importantes encontros de bandas e fanfarras do sul do Brasil. No último sábado, 21, o ginásio Wilson Buch ficou repleto de músicos de diferentes cidades do Paraná e Santa Catarina que se apresentaram no “1º Concurso Interestadual Amigos do Planalto de Bandas e Fanfarras” e no “Festival Mafrense de Bandas e Fanfarras”, ambos promovidos pelo Grupo Amigos do Planalto e apoio da Prefeitura de Mafra.

O concurso trouxe corporações musicais que foram divididas em diversas categorias técnicas: bandas de percussão, fanfarras tradicionais e marciais, bandas marciais e sinfônicas. Uma das categorias de destaque foi a Banda PcD, composta por integrantes com deficiência, promovendo a inclusão e a acessibilidade na música. A campeã geral do evento foi a Banda Municipal de Itaiópolis, que com mais de 50 integrantes, cativou o público com uma performance digna dos aplausos.

Na ocasião, o prefeito Emerson Maas recebeu menção honrosa pelos relevantes serviços prestados às Bandas e Fanfarras de Mafra e reconhecimento pelo apoio às áreas da cultura e música do município. “Receber esta menção honrosa é uma grande alegria e, ao mesmo tempo, uma responsabilidade renovada. Nosso compromisso com a cultura e a música de Mafra é firme, pois acreditamos que investir em arte é investir em educação, cidadania e na formação de gerações mais sensíveis e conscientes. As Bandas e Fanfarras representam com orgulho a identidade do nosso município, e seguiremos apoiando com dedicação todas as expressões culturais que fortalecem nossa comunidade”, declarou o prefeito.

Também foram homenageados maestros por suas contribuições e dedicação ao ofício de conduzir, liderar e coordenar crianças, jovens e adultos em orquestras, bandas e fanfarras: Mathias Herzer, aos 96 anos, e maestro mais velho ainda em atividade no Planalto Norte; Mauri Alcione Deniz e Marcos Aurélio do Rosário.
Categorias

As apresentações foram avaliadas por uma banca de especialistas, com base em critérios técnicos musicais e aspectos visuais de apresentação. A pontuação foi de 5 a 10 pontos por quesito, e englobou desde a afinação e ritmo até a postura, uniformidade e sincronismo da marcha. Cada corporação teve de desfilar por um trecho de até 150 metros, executando ao menos duas peças musicais distintas, com tempo de apresentação variando de 20 a 30 minutos, conforme a categoria.
Méritos

As corporações foram premiadas com troféus e medalhas oferecidas pela Prefeitura de Mafra. As melhores colocações por categoria técnica e faixa etária (infantil, juvenil, sênior e PcD) também foram reconhecidas com premiação específica, reforçando o valor cultural e artístico das apresentações.

Confira a premiação das principais categorias
– Banda de Percussão Juvenil:
01° Lugar Fanfarra Única – Antonina PR
– Banda de Percussão Marcial Sênior:
01° Lugar Corporação Musical Dr. Francisco Izabel – Mafra SC
– Banda PCD:
01° Lugar APAE – Mafra SC
– Banda de Percussão Marcial Juvenil:
01° Lugar Fanfarra Única – Antonina PR
– Banda de percussão com instrumentos melódicos simples:
01° Lugar Blue Angels – Prudentópolis PR
– Banda Musical de Marcha infanto juvenil:
01° Lugar Banda Musical Novos Talentos – Canoinhas SC
– Banda Marcial infanto Juvenil:
01° Lugar Corporação Musical Santo Antonio – Mafra SC
02° Lugar Banda Marcial Ricardo Hoffmann – Rio Negrinho SC
– Banda Marcial Sênior:
01° Lugar Banda Municipal de Paula Freitas PR
02° Lugar Banda Marcial Caetano Munhoz da Rocha – Rio Negro PR
03° Lugar Corporação Musical Dr. Francisco Izabel – Mafra SC
– Banda Musical de Marcha Sênior:
01° Lugar Banda Municipal de Itaiópolis SC
– Campeão Geral: Banda Municipal de Itaiópolis SC
