Programa permite identificar famílias em situação de vulnerabilidade social
A Secretaria de Assistência Social de Mafra iniciou na última terça-feira, 19 de abril, ação para ampla divulgação da importância do Cadastro Único para Programas Sociais (CadUnico). Realizou atendimento especial aos usuários da Associação Mafrense dos Deficientes Visuais (AMADEV) junto ao Cadastro Único , encaminhados pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Foi realizado o cadastramento, atualização de cadastros já existentes e orientação sobre os benefícios do Cadastro Único.
A Secretária Danielle Kondlatsch explicou que, dentre os objetivos do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) está o atendimento do público prioritário dessa política pública. “Por esse motivo, nos próximos meses vamos aumentar o contato com outras instituições e secretarias, a fim de levar ao maior número de pessoas o conhecimento dos benefícios do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal”, anunciou.
Benefícios Vinculados ao Cadastro Único
O Cadastro Único é uma iniciativa do Governo Federal para identificar e conhecer as famílias brasileiras de baixa renda. Dentro dos benefícios ofertados, o mais procurado é o Auxílio Brasil, que se destina para famílias em situação de pobreza ou extrema pobreza.
Mas, conforme explicações do responsáveis pelo Cadastro Único em Mafra, existem alguns outros benefícios, como a Tarifa Social de Energia Elétrica ou Água, ou ainda o Auxílio Gás, que se destinam a um público maior, à todas as famílias com renda per capta até meio salário mínimo ou que possuam componente que recebe BPC (Benefício de Prestação Continuada). “Ainda podemos citar a “Carteira do Idoso” para viagens interestaduais ou o “INSS Dona de Casa”, para famílias até dois salários mínimos”, orientaram.
Inscrição
Para o cidadão concorrer aos vários benefícios ofertados pelo programa do Governo Federal, o primeiro passo é realizar a inscrição ou atualização do cadastro pessoalmente na Secretaria de Assistência Social ou através do aplicativo “Cadastro Único”. O aplicativo pode ser baixado por meio das lojas de aplicativos Apple Store e Play Store ou acessado na sua versão web através do endereço cadunico.cidadania.gov.br.
Por Assessoria de Comunicação