sexta-feira, novembro 22, 2024
InícioRiomafraMais de 38 mil pessoas foram atendidas nas ESFs de Mafra em...

Mais de 38 mil pessoas foram atendidas nas ESFs de Mafra em maio

- Advertisement -

Cerca de mil faltas foram registradas no mesmo período (2,5%). ESFs Central, Vila Nova e Espigão do Bugre apresentam maior número de faltantes

Com o objetivo de promover a saúde e prevenir doenças, com foco na família e na comunidade, Mafra conta com ESFs (Estratégia Saúde da Família) tanto na área urbana quanto no interior, dispondo de profissionais como médicos, dentistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde, entre outros, que atuam de maneira integrada para atender as necessidades de saúde da população local.

Somente em maio, 38.283 pessoas foram atendidas em 13 ESFs, totalizando 140.861 procedimentos (consultas médicas, enfermagem, consultas odontológicas, aplicação de vacinas e visitas domiciliares). Apesar do número grande de atendimentos, foram registradas 978 faltas, tendo as maiores ausências nos ESF Central (164), Vila Nova (134) e Espigão do Bugre (109).

Atendimentos

A ESF CAIC atendeu 6.809 pessoas e realizou 21.156 procedimentos. Houve apenas 87 faltas (1,2%). Já na Central foram 5.307 atendimentos, 20.864 procedimentos e 3,09% de faltas. Outra ESF com grande fluxo de pessoas em maio foi a da Vila Nova, com 4.485 pessoas atendidas, 16.581 procedimentos e 3,05% de faltas. No interior, a unidade de saúde de São Lourenço atendeu 3.832 pessoas, realizando 15.276 procedimentos, tendo 2,84% de ausências.

Mesmo com o número baixo de ausências, é importante o usuário avisar sua ESF para reagendar seu procedimento. O consultório vazio quase sempre é resultado da falta de paciente às consultas agendadas. De acordo com a coordenação de Atenção Básica da Secretaria de Saúde de Mafra, a ausência resulta em inatividade e, posteriormente, o indivíduo ausente busca a unidade de saúde alguns dias após sua falta, solicitando encaixe, o que sobrecarrega o sistema. Isso gera ônus para o sistema público, já que são necessárias duas consultas para um único paciente, além de atrasar o atendimento a outros usuários. Caso haja algum imprevisto ou necessidade de reagendamento, o usuário deve entrar em contato com a sua ESF o mais breve possível.

Confira a tabela de atendimentos/procedimentos/faltas em 13 ESFs de Mafra

Fonte: Sistema CELK – Coordenação de Atenção Básica da Secretaria de Saúde de Mafra

Últimas Notícias